EUA analisam riscos de uso de tecnologia de chips RISC-V pela China

Reuters

Publicado 24.04.2024 14:43

Por Stephen Nellis

(Reuters) - O Departamento de Comércio dos Estados Unidos está analisando as implicações para a segurança nacional do trabalho da China na tecnologia de chip RISC-V, de código aberto, de acordo com uma carta enviada a parlamentares norte-americanos.

A tecnologia RISC-V, que se pronuncia "risk five", compete com a tecnologia proprietária da empresa britânica de design de chips Arm Holdings (NASDAQ:ARM). Ela pode ser usada como parte fundamental de qualquer dispositivo, desde um chip de smartphone até processadores avançados para inteligência artificial.

A tecnologia está sendo usada por grandes empresas chinesas de tecnologia, como Alibaba Group (NYSE:BABA), e se tornou uma nova frente na competição estratégica na área de microprocessadores entre EUA e China.

Em novembro, 18 parlamentares de ambas as câmaras do Congresso norte-americano pressionaram o governo Biden sobre seus planos para impedir que a China "alcance o domínio da tecnologia...RISC-V e aproveite esse domínio às custas da segurança nacional e econômica dos EUA".

Em uma carta enviada na semana passada aos parlamentares, que foi vista pela Reuters na terça-feira, o Departamento de Comércio disse que está "trabalhando para analisar os riscos potenciais e avaliar se há ações apropriadas que poderiam efetivamente abordar quaisquer preocupações potenciais".

Mas o Departamento de Comércio também observou que precisaria agir com cuidado para evitar prejudicar as empresas americanas que fazem parte de grupos internacionais que trabalham com a tecnologia RISC-V.

Controles anteriores impostos sobre a transferência de tecnologia 5G para a China criaram obstáculos para as empresas norte-americanas que trabalham em órgãos de padrões internacionais dos quais a China também participava, colocando em risco a liderança dos EUA na área.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações