EUA: governo enfrenta JetBlue Airways na Justiça contra aquisição da Spirit Airlines

Estadão Conteúdo

Publicado 31.10.2023 13:35

Atualizado 31.10.2023 16:40

EUA: governo enfrenta JetBlue Airways na Justiça contra aquisição da Spirit Airlines

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos realizou nesta terça-feira, 31, uma audiência judicial contra a JetBlue Airways, a sexta maior companhia aérea do país em receita, a fim de impedir que a proposta de aquisição da companhia Spirit Airlines aconteça. O negócio seria de US$ 3,8 bilhões. Às 16h30 (de Brasília), o papel da JetBlue recuava 10,42%, no pior desempenho diário desde março de 2020. A previsão é que o julgamento dure até o início de dezembro.

O órgão defende a independência da Spirit, enquanto a JetBlue argumenta que precisa da companhia para se tornar mais competitiva no setor aéreo ao lado das quatro maiores do mercado: American, United, Delta ou Southwest. Segundo a empresa, a fusão permitirá a redução das tarifas. A briga acontece logo após o governo americano obter vitória em um processo anterior que acabou com uma parceria entre a JetBlue e a American Airlines (NASDAQ:AAL).

No início do julgamento, as ações da JetBlue sofreram a pior queda diária em mais de três anos, depois que a companhia aérea relatou um prejuízo maior do que o esperado no terceiro trimestre e previu outra perda surpreendentemente grande para o quarto trimestre. Os executivos da companhia se recusaram a responder perguntas sobre o acordo com a Spirit. O CEO, Robin Hayes, alegou ser inapropriado enquanto o assunto estivesse sendo debatido no tribunal.

O julgamento em curso poderá remodelar o mercado das companhias aéreas de baixo custo e fazer com que a JetBlue aumente sua frota em cerca de 70%. A companhia relatou ainda que a ausência da Spirit seria preenchida pelo crescimento de outras companhias aéreas com descontos. A fala foi questionada pelo Departamento de Justiça sob a justificativa de ser improvável, já que todas as companhias aéreas, incluindo as transportadoras de baixo custo, enfrentam limites ao crescimento, incluindo escassez de aviões e pilotos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações