Europa: bolsas fecham sem direção única, com ganho de ações ligadas a commodities

Estadão Conteúdo

Publicado 11.10.2021 10:34

Atualizado 11.10.2021 14:19

Europa: bolsas fecham sem direção única, com ganho de ações ligadas a commodities

As bolsas europeias fecharam sem direção única nesta segunda-feira, 11, em meio a um volume menor de negociações por conta do feriado de Columbus Day nos Estados Unidos. Ações de companhias ligadas a commodities industriais se destacaram hoje nas praças do Velho Continente, acompanhando as altas nos preços do petróleo e de metais básicos no mercado futuro.

O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,05%, aos 457,53 pontos.

O FTSE 100, de Londres, foi o que registrou melhor desempenho dentre os principais índices acionários europeus, em alta de 0,72%, aos 7.146,85, na máxima diária. O papel da mineradora Anglo American (LON:AAL) (+5,20%) liderou os ganhos, em alta seguida por outras companhias do setor, como Rio Tinto (LON:RIO) (+3,49%), Antofagasta (LON:ANTO) (+4,18%), Glencore (LON:GLEN) (+3,29%) e BHP (NYSE:BHP) (+3,21%).

O setor teve dia positivo diante do salto de 9,44% do minério de ferro em Qingdao, na China, na retomada das negociações do insumo. O desempenho do minério de ferro ainda impulsionou os preços de metais básicos no mercado futuro, tanto em Nova York quanto em Londres.

O petróleo também teve dia positivo, e o barril do WTI chegou ao seu maior valor em sete anos durante a manhã. O movimento deu tração a ações de petroleiras europeias, como a francesa TotalEnergies (NYSE:TTE), cujo avanço de 2,01% ajudou o índice CAC 40 a fechar em alta de 0,16%, aos 6.570,54 pontos. Movimento similar ocorreu em Frankfurt, com a Siemens Energy (DE:ENR1n) subindo 2,41%. O índice alemão DAX, porém, teve leve baixa de 0,05%, aos 15.199,14 pontos.

Com o feriado nos EUA, investidores europeus focaram no noticiário econômico local, que contou com discursos de dois dirigentes do Banco Central Europeu (BCE). Entre eles, o economista-chefe da instituição, Philip Lane, adotou tom otimista ao considerar os possíveis impactos econômicos da variante delta do coronavírus sobre a zona do euro, e alertou quanto a eventuais choques causados pela alta nos preços do setor de energia.

Já o presidente do Banco da Espanha e dirigente do BCE, Pablo Hernández de Cos, disse que a exposição do sistema financeiro europeu às criptomoedas é "limitada", mas alertou que ela pode se elevar no futuro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Entre outros índices europeus, o FTSE MIB, de Milão, recuou 0,46%, aos 25.930,46 pontos, o madrilenho IBEX 35 teve perdas de 0,63%, aos 8.899,00 pontos, e o PSI 20, de Lisboa, fechou em alta de 0,40%, aos 5.537,03 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações