Eventual federalização da Cemig e Copasa seria muito negativa, diz Itaú BBA

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 22.11.2023 11:29

Investing.com – Em meio a notícias na mídia de que haveria um plano para federalizar Cemig (BVMF:CMIG4), Copasa (BVMF:CSMG3) e Codemig em em troca da redução da dívida federal do estado de Minas Gerais, o Itaú BBA apontou, em relatório divulgado aos clientes e ao mercado, que uma medida do tipo passaria por um caminho desafiador e seria muito negativa para as companhias.

A federalização, segundo o Itaú BBA, levaria, provavelmente a alterações na gestão e nos planos estratégicos das empresas. “A Cemig e a Copasa possuem uma equipe de gestão muito boa, que tem conseguido implementar mudanças para melhorar a eficiência das empresas, apesar das restrições de serem empresas estatais”, destacou no documento.

De acordo com os analistas Marcelo Sá, Fillipe Andrade, Luiza Candiota e Victor Cunha, que discutiram o tema com o consultor jurídico Rafael Favetti, as tratativas ainda estariam em estágios iniciais e “há vários desafios que precisariam ser superados para que uma federalização avançasse”.

A federalização não é o cenário base do consultor e, para que fosse de fato concretizada, seria preciso aprovar projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado e no Congresso.

Às 11h25 (de Brasília), as ações da Copasa subiam 1,12%, a R$18,91.

Enquanto isso, os papéis preferencias da Cemig ganhavam 0,80%, a R$12,67.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações