Evergrande deve ser reestruturada pelo governo e pode se tornar estatal, diz ING

Investing.com

Publicado 21.09.2021 14:31

Atualizado 21.09.2021 14:58

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - O governo da China deve interferir na reestruturação da gigante de construção Evergrande (OTC:EGRNY), buscando evitar uma crise de liquidez no mercado. O ING acredita que esse deve ser um processo longo e não descarta a possibilidade de que a empresa seja parcialmente vendida para terceiros ou transformada em uma estatal.

O ING explica que o processo de reestruturação da Evergrande deve ser um pouco mais complicado porque não se trata apenas de uma única empresa. As complexidades incluem um banco, uma farmacêutica e uma empresa de via expressa, todos localizados em Shandong, uma província chinesa.

O desafio das autoridades locais é entender como esse banco se relaciona com outras instituições financeiras, de forma a evitar uma crise de liquidez em Shandong e entre os bancos menores. A questão é que ainda não se sabe como o banco em que a companhia investiu se conecta com as outras empresas.

A Evergrande corresponde a 2,2% do PIB nominal da China, segundo dados do primeiro semestre de 2021, mas no momento o desconforto está nos produtos de gestão de fortunas emitidos por uma subsidiária da empresa. Alguns membros da alta administração resgataram esses produtos antes do tempo, o que causou problemas com outros investidores. A Evergrande apresentou três soluções para o impasse, sendo uma delas o reembolso do resgate feito em apartamentos, que ainda estão em construção.

A questão é que a Evergrande não tem dinheiro suficiente para concluir as obras dos projetos residenciais existentes e sem essas propriedades, a construtora não tem como fazer a venda para obter dinheiro e pagar suas dívidas. A expectativa do ING é que a reestruturação do governo ajude a empresa a conseguir algum capital.

Ainda existe a possibilidade de que Evergrande tenha que vender alguma participação da companhia para terceiros. O spin-off de negócios não essenciais, como aqueles que não são negócios do tipo imobiliário residencial, provavelmente será feito primeiro. Depois disso, podem vir as vendas de participações que estão no centro dos negócios da Evergrande.

O ING também trabalha com a possibilidade de que a empresa seja comprada ou se torne uma SOE, uma estatal chinesa. Isso porque os rendimentos atuais dos títulos de Evergrande implicam em um valor muito baixo para a empresa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações