ArcelorMittal e Vattenfall formam consórcio em hidrogênio com Shell, Airbus e outros

Reuters

Publicado 26.04.2021 16:44

Por Vera Eckert e Tom Käckenhoff

FRANKFURT (Reuters) - A ArcelorMittal (AS:MT) (SA:ARMT34), maior empresa de siderurgia do mundo, e a companhia sueca Vattenfall se juntaram a Shell (LON:RDSa) (SA:RDSA34), Airbus (PA:AIR) e outros pesos-pesados para reduzir as emissões em processos industriais por meio do uso de hidrogênio, afirmaram dois executivos.

Um dos focos do consórcio formado por 12 membros, que conta também com a japonesa Mitsubishi Heavy Industries (T:7011) e o grupo de logísticas Hamburger Hafen und Logistik (DE:HHFGn), será a produção de aço neutro em carbono no porto de Hamburgo, segundo eles.

"Dentro da cooperação de hidrogênio de Hamburgo, conseguiremos 'salvar' 1 milhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2) anualmente (até 2030)", disse Uwe Braun, que comanda os negócios da ArcelorMittal na segunda maior cidade da Alemanha.

O hidrogênio é considerado um combustível "verde" quando a eletricidade obtida por fontes renováveis é utilizada em sua produção.

Como parte do plano, a Vattenfall vai hibernar sua unidade de geração de energia por carvão em Moorburg e converter a instalação em uma planta de hidrogênio verde produzido por fontes renováveis, enquanto a ArcelorMittal será uma de suas primeiras clientes.