EXCLUSIVO-Índia considera imposto de exportação sobre minério de ferro de baixa qualidade

Reuters

Publicado 26.02.2024 14:51

Por Neha Arora

NOVA DELHI (Reuters) - A Índia está considerando a possibilidade de aplicar um imposto de exportação sobre o minério de ferro de baixa qualidade, depois que pequenos produtores de aço pediram ao governo que o país reduza suas vendas no exterior, segundo duas fontes diretamente envolvidas no assunto.

A China normalmente recebe mais de 90% dos embarques gerais de minério de ferro da Índia, que é o quarto maior produtor mundial do ingrediente siderúrgico.

A demanda por aço na Índia, a segunda maior produtora de aço bruto do mundo, aumentou o consumo de minério de ferro no país e, no início deste mês, pequenos produtores de aço solicitaram ao Ministério do Aço que tomasse medidas para restringir as exportações, a fim de ajudar a garantir suprimentos locais suficientes a preços acessíveis, disseram as fontes.

A decisão sobre a imposição de um imposto de exportação dependerá das recomendações do Ministério do Aço, que não respondeu a um pedido de comentário da Reuters na segunda-feira.

O governo estava examinando a questão, incluindo os dados de exportação de minério de ferro e as demandas dos pequenos produtores de aço, disseram as fontes, que estão diretamente envolvidas na tomada de decisões, à Reuters. Elas não quiseram ser identificadas, pois as deliberações não são públicas.

Em maio de 2022, a Índia elevou o imposto de exportação de minério de ferro de baixa qualidade em pedaços e finos -- com teor de ferro abaixo de 58% -- de zero para 50%, e aumentou as tarifas sobre pelotas de zero para 45%, como parte dos esforços para atender à crescente demanda local.