EXCLUSIVO-Regulador de telecomunicações do México votará proposta para permitir que América Móvil cobre taxas de concorrentes

Reuters

Publicado 24.10.2017 13:18

EXCLUSIVO-Regulador de telecomunicações do México votará proposta para permitir que América Móvil cobre taxas de concorrentes

Por Julia Love e Christine Murray

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O regulador de telecomunicações do México está discutindo uma proposta que permitirá que a América Móvil (MX:AMXL), do bilionário Carlos Slim, volte a cobrar os concorrentes locais por chamadas feitas aos clientes em sua rede, de acordo com um documento ao qual a Reuters teve acesso.

Concorrentes como a AT&T (N:T) e a Telefônica (MC:TEF) aguardaram ansiosamente novas tarifas, já que a Suprema Corte decidiu em agosto que a América Móvil não deveria ser impedida pela lei de cobrar outras companhias de telefonia móvel por chamadas para seus clientes.

O tribunal considerou que o regulador do mercado, o Instituto Federal de Telecomunicações (IFT), e não os legisladores, deveria estabelecer as chamadas taxas de interconexão.

A decisão enfraqueceu um pilar considerado chave de uma reforma de 2014 destinada a reduzir o controle de Slim em um setor que ele dominou desde que assumiu o controle do antigo monopólio do telefone estatal Telmex, na década de 1990.

Uma proposta elaborada pela unidade de política regulatória da IFT permitirá que a América Móvil cobre 0,03686 pesos por minuto para chamadas de celulares feitas aos clientes em sua rede no próximo ano, e seus concorrentes cobrarão 0,1176 pesos, segundo o documento.

Os comissários do IFT devem votar a proposta na próxima sexta-feira, de acordo com três pessoas com conhecimento do assunto. As fontes, no entanto, alertaram que o cronograma poderia mudar.

O setor de política de regulamentação poderia rever o projeto antes da votação, e as taxas aprovadas pelos comissários poderiam ser diferentes da proposta atual, segundo as fontes.

Um porta-voz do IFT disse que nenhuma sessão plenária foi agendada para sexta-feira. E a representante da América Móvil não comentou o assunto.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações