EXCLUSIVO-Rússia entra em confronto com compradores ocidentais de petróleo diante de sanções

Reuters  |  Autor 

Publicado 09.11.2018 12:37

EXCLUSIVO-Rússia entra em confronto com compradores ocidentais de petróleo diante de sanções

Por Olga Yagova e Dmitry Zhdannikov

MOSCOU (Reuters) - As grandes empresas russas de energia estão pressionando os compradores ocidentais de petróleo a usar euros em vez de dólares para pagamentos e a introduzir cláusulas de multa em contratos, já que Moscou busca proteção contra possíveis novas sanções norte-americanas.

Sete fontes do setor disseram à Reuters que as principais companhias petrolíferas do Ocidente entraram em confronto com o terceiro e quarto maiores produtores russos, Gazprom Neft e Surgutneftegaz, sobre as condições do contrato de vendas de 2019 durante uma renegociação anual excepcional nas últimas semanas.

O desenvolvimento reflete um impasse semelhante entre os compradores ocidentais e o maior produtor de petróleo da Rússia, a Rosneft.

No início desta semana, fontes disseram à Reuters que a Rosneft quer que compradores ocidentais de petróleo paguem multas a partir de 2019 se eles deixarem de pagar pelos suprimentos caso as novas sanções norte-americanas atrapalhem as vendas.

Agora fontes disseram à Reuters que a Surgutneftegaz e a Gazprom Neft também entraram em conflito com seus compradores sobre multas e o uso de euros e outras moedas para substituir o dólar em contratos.