Exterior positivo é incapaz de animar Ibovespa que espera regras fiscais

Estadão Conteúdo

Publicado 14.03.2023 08:25

Atualizado 14.03.2023 11:40

Exterior positivo é incapaz de animar Ibovespa que espera regras fiscais

A alta firme e forte das bolsas em Nova York nesta terça-feira é insuficiente para animar o Ibovespa, mesmo após uma série de três pregões seguidos de queda. Na segunda-feira, fechou em baixa de 0,48%, aos 103.121,36 pontos. Aqui, a agenda de indicadores está esvaziada hoje e ao longo desta semana, e o mercado está no aguardo de novidades sobre a reforma tributária e de uma definição do novo arcabouço fiscal.

"Não temos divulgação de dados macroeconômicos relevantes - apenas sai Pnad na sexta. Vemos um movimento de final de processo da âncora fiscal que agora está passando pelo crivo político para depois ser levada ao Congresso. É um processo de espera, e o mercado está tentando identificar quais serão as diretrizes da proposta", avalia a economista-chefe da CM Capital Markets, Carla Argenta.

Ao mesmo tempo fica no radar a persistente preocupação com o setor financeiro mundial, o que pode atrapalhar captações de empresas brasileiras no exterior, após o anúncio da quebra de dois bancos nos Estados Unidos. As autoridades dos EUA seguem atuando para evitar uma crise sistêmica.

Algumas ações de bancos caem hoje, com alguns papéis ocupando o grupo das oito maiores quedas do Ibovespa, caso de Banco Pan (BVMF:BPAN4), que perdia quase 3,50% perto de 11h e Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4) PN, que cedia 0,93%. A maior retração, contudo, era de grupo Natura (BVMF:NTCO3), com recuo de 15,53%, após sair de lucro para prejuízo líquido de cerca de R$ 890 milhões no quarto trimestre.

Os temores de contágio da falência do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank têm reforçado a percepção de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) poderá diminuir o ritmo de alta dos juros na semana que vem. Neste sentido, o mercado avalia o CPI americano, que ficou em 0,4% em fevereiro ante janeiro e em 6,0%, resultados em linha com o esperado. Já o núcleo do índice de inflação ao consumidor americano subiu 0,5% na margem, superando a previsão de 0,4%.

Como os dados vieram em linha, no geral, Bruno Takeo, analista da Ouro Preto Investimentos, avalia que, por enquanto, levam a uma leitura positiva, ao mostrar leve arrefecimento em relação à tendência de inflação recente. "Mas com este problema dos bancos regionais, isto pode levar o Fed a rever o plano de alta de juros", analisa.

Por ora, o Rabobank diz que está avaliando o mercado volátil para decidir se manterá sua visão de que o Fed permanecerá "hawkish".

Carla, da CM Capital, também olha o CPI com cuidado. Na visão da economista, embora o dado de face tenha ficado em linha com o esperado, a característica da inflação norte-americano é ruim, ao mostrar aceleração dos núcleos do indicador, o que aconteceu em outros meses, não só em fevereiro. "O processo de inflação segue preocupante, está cada vez mais pulverizada", avalia. Por isso, mantém a expectativa de elevação dos juros dos EUA em meio ponto porcentual no encontro do Fed na semana que vem.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Apesar da queda do petróleo no exterior acima de 1% e do minério de ferro em Dalian, na China, de 0,22%, as ações da Petrobras (BVMF:PETR4) e da Vale (BVMF:VALE3) subiam mais de 1%. Já as da Eletrobras (BVMF:ELET3) cediam entre 0,91% (ON) e 0,09% (PNB). A empresa encerrou 2022 com lucro líquido consolidado de R$ 3,638 bilhões, o que representa uma queda de 36% ante o reportado durante o ano de 2021.

Às 10h55, o Ibovespa tinha alta de 0,45%, aos 103.580,82 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações