Exterior positivo é insuficiente para estimular alta do Ibovespa, em meio a temor fiscal

Estadão Conteúdo

Publicado 19.01.2024 08:48

Atualizado 19.01.2024 12:10

Exterior positivo é insuficiente para estimular alta do Ibovespa, em meio a temor fiscal

O tom positivo externo, que engloba alta das bolsas do Ocidente e do minério de ferro, é insuficiente para estimular elevação do Ibovespa, em dia de vencimento de opções sobre ações e em meio aos ruídos políticos e o fiscal.

Depois de subir 0,36%, na máxima aos 127.772,52 pontos, o Ibovespa migrou para o território negativo, perdendo o nível dos 127 mil pontos. Os investidores avaliam as declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em meio ao debate sobre a MP da reoneração da folha de pagamentos que, segundo Rodrigo Pacheco (Senado), será mantida, Haddad disse que o presidente da Câmara, Arthur Lira, deve se reunir com os líderes da Casa na semana do dia 29.

"Tudo foi negociado de forma transparente", disse, sobre a desoneração e outros projetos econômicos." Às 11h31 desta sexta-feira, 19, o Ibovespa cedia 0,43%, aos 126.762,58 pontos, após recuar 0,45%, na mínima aos 126.740,81 pontos.

Com isso, o Índice Bovespa terminará a semana em queda. Até as 11h29, perdia 3,20%. Na quinta-feira, 18, fechou com desvalorização de 0,94%, aos 127.315,74 pontos.

Nesta sexta, na Suíça, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), foi categórico ao afirmar que a desoneração da folha valerá e que a medida provisória (MP) será revogada. A afirmação tende a representar uma derrota do ministro Fernando Haddad, que luta para entregar um déficit primário fiscal zero em 2024. Na quinta-feira, ao sair de reunião sobre o tema com o presidente da Câmara, Arthur Lira, Haddad não falou com a imprensa.

Na avaliação do estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus, a afirmação de Pacheco não surpreende, pois o mercado já não conta com a possibilidade de reversão da MP.

"O lobby dos setores envolvidos é grande e o mercado já vem se preparando para a entrega de um déficit fiscal nesse ano", diz Laatus, completando que também há descrença no mercado e sinais disso até mesmo no governo de que a MP será revogada.

Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), há chances de o Executivo registrar um déficit de até R$ 55,3 bilhões neste ano, o que acarretaria o descumprimento da meta de zerar o déficit fiscal.

Na agenda interna, destaque ao Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que subiu 0,01%, na margem, após recuo de 0,18% em outubro, um pouco melhor do que a mediana de estabilidade das projeções. Além disso, ficam no radar as reuniões fechadas dos diretores do Banco Central com analistas do mercado, em São Paulo.

Nos Estados Unidos, haverá discursos de dois dirigentes do Federal Reserve (Fed), além da divulgação do relatório de vendas de moradias usadas dos Estados Unidos e a leitura preliminar da Universidade de Michigan do índice de sentimento do consumidor e das expectativas de inflação americanas. Os investidores ficarão atentos a eventuais sinais sobre a política monetária americana, no momento em que a chance de queda dos juros em março tem diminuído.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nesta manhã, os rendimentos dos Treasuries voltaram a avançar. Após subir ceder mais cedo, o petróleo testava alta, embora as ações Petrobras (BVMF:PETR4) tinham instabilidade e as da Vale (BVMF:VALE3) caíam 0,45%. O desempenho vai na contramão dos ganhos de 2,63% do minério de ferro no fechamento desta sexta em Dalian, na China, cotado a US$ 132,98 por tonelada.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações