Fábrica de US$20 bi da Intel nos EUA pode virar a maior do mundo

Reuters

Publicado 21.01.2022 17:19

WASHINGTON/SÃO FRANCISCO/BENGALURU (Reuters) - A Intel (NASDAQ:INTC) disse nesta sexta-feira que investirá até 100 bilhões de dólares na construção do que pode vir a ser o maior complexo de produção de chips no mundo, com sede nos Estados Unidos.

O movimento faz parte da estratégia do presidente-executivo, Pat Gelsinger, para restaurar o domínio da Intel na fabricação de chips e reduzir a dependência dos EUA dos centros de produção asiáticos, que têm um forte controle sobre o mercado de semicondutores.

Um investimento inicial de 20 bilhões de dólares - o maior da história do Estado norte-americano de Ohio - em um terreno na cidade de New Albany criará 3.000 empregos, disse Gelsinger. O valor pode aumentar para 100 bilhões de dólares com construção de um total de oito fábricas, disse ele à Reuters.

O complexo pode se tornar "o maior local de fabricação de semicondutores do planeta", disse o executivo.

Os planos da Intel para novas fábricas não vão aliviar a atual crise de oferta, porque esses complexos levam anos para serem construídos.

Gelsinger reiterou nesta sexta-feira que espera que a escassez de chips persista até 2023.

A construção das duas primeiras fábricas deve começar no final de 2022 e a produção em 2025.

Para aumentar drasticamente a produção de chips nos EUA, o governo Biden pretende persuadir o Congresso a aprovar 52 bilhões de dólares em subsídios.

Biden elogiou o investimento da Intel nesta sexta-feira, em um evento na Casa Branca com Gelsinger, e novamente defendeu a ação do Congresso.

"A China está fazendo o possível para dominar o mercado global para que possam tentar ultrapassar o resto de nós", disse Biden.

Gelsinger disse que, mesmo sem financiamento do governo, a Intel ainda vai iniciar o complexo em Ohio. "Só não vai acontecer tão rápido e não vai crescer tão rapidamente."

O executivo também disse à Reuters que espera anunciar um novo complexo grande na Europa nos próximos meses.

(Por David Shepardson e Alex Alper em Washington; Jane Lee em São Francisco; e Nivedita Balu, Sweta Singh e Akriti Sharma em Bengaluru)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações