Fabricante de celulose CMPC teve armazém danificado por ventania no RS com prejuízo "a ser avaliado"

Reuters

Publicado 08.09.2023 20:14

(Reuters) - Uma ventania, acompanhada das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ao longo da semana, danificou parte do telhado de armazéns em que a CMPC Brasil, do grupo CMPC, mantém estocada a celulose para exportação, na cidade de Rio Grande, causando um prejuízo "ainda a ser avaliado", disse a empresa em nota à Reuters nesta sexta-feira.

A empresa disse que a sua unidade industrial localizada em Guaíba, próximo ao rio Guaíba, cujo nível de água na quinta-feira chegou a atingir 2,46 metros e preocupou as autoridades, não sofreu nenhum tipo de contratempo em função dos fortes ventos e chuvas que vêm atingindo a região Sul.

"A operação florestal também não foi diretamente afetada pelos fortes ventos, mas há registros de alguns acessos às zonas florestais bloqueados pela água", acrescentou em nota.

O número de mortos e desaparecidos em decorrência da passagem de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul no início da semana já soma 41 e 46, respectivamente, de acordo com dados mais recentes do governo do Estado. No total, 87 municípios gaúchos foram afetados.

O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), anunciou 1 bilhão de reais em operações de financiamento pelo Banrisul (BVMF:BRSR6) e 20 milhões de reais pela Secretaria da Saúde para as regiões atingidas.

A CMPC acrescentou em nota que sua operação direcionou caminhões-pipa aos municípios de Lajeado e Estrela para ajudar na limpeza e na reconstrução local.

O grupo CMPC conta com 44 plantas industriais no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai. A empresa iniciou suas operações no Brasil em 2009, quando adquiriu a unidade industrial de Guaíba, no Rio Grande do Sul.

(Reportagem de Alberto Alerigi; texto de Patricia Vilas Boas; edição de Fabrício de Castro)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações