Fabricante de chips GlobalFoundries pede registro para IPO, dizem fontes

Reuters

Publicado 18.08.2021 16:56

Por Anirban Sen e Krystal Hu

(Reuters) - A GlobalFoundries fez um pedido confidencial nos EUA para uma oferta inicial de ações (IPO), que pode avaliar a fabricante de chips em cerca de 25 bilhões de dólares, afirmaram pessoas com conhecimento do assunto nesta quarta-feira.

Essa ação é o sinal mais claro de que a GlobalFoundries, do fundo soberano de Abu Dhabi Mudabala, não pretende aceitar um possível acordo com a Intel (NASDAQ:INTC) (SA:ITLC34) que, segundo o Wall Street Journal publicou mês passado, estava em negociações para adquiri-la.

A GlobalFoundries trabalha com Morgan Stanley (NYSE:MS) (SA:MSBR34), Bank of America (NYSE:BAC) (SA:BOAC34), JPMorgan (NYSE:JPM) (SA:JPMC34), Citi (NYSE:C) (SA:CTGP34) e Credit Suisse (SIX:CSGN) (SA:C1SU34) nos preparativos para o IPO, disseram as fontes.

A GlobalFoundries deve tornar seu pedido de IPO público em outubro e abrir o capital até o começo de 2021, dependendo do tempo de aprovação pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês), disseram as fontes.

As fontes, que pediram anonimato, disseram que o plano está sujeito às condições do mercado e que o cronograma pode mudar.

A Intel ainda não fez proposta formal pela GlobalFoundries e talvez não a faça, temendo que essa associação incomode alguns clientes, que competem com a Intel, como a AMD (NASDAQ:AMD) (SA:A1MD34), segundo as fontes. Também poderia se tornar alvo de uma supervisão anti-truste mais intensa do governo do presidente norte-americano Joe Biden, que ficou mais hostil às fusões transformadoras.

Mudabala, GlobalFoundries e a Intel se recusaram a comentar. Os bancos, a SEC, a Advanced Micro Devices e a Casa Branca não responderam imediatamente a pedidos por comentários.