Fabricantes de veículos elétricos sentem impacto de alta nos custos e queimam caixa

Reuters

Publicado 14.11.2022 13:01

Por Akash Sriram

(Reuters) - Cada vez que o Lucid Group (NASDAQ:LCID) ou a Rivian (NASDAQ:RIVN)vendem um carro elétrico, eles perdem centenas de milhares de dólares devido aos custos de produção e matérias-primas, segundo seus balanços financeiros mais recentes.

Resultados trimestrais de fabricantes de veículos elétricos divulgados nas últimas duas semanas mostraram que as companhias estão lutando para atingir as metas de entrega e queimando caixa rapidamente.

O custo de receita da Lucid disparou para 492,5 milhões de dólares de julho a setembro, ante 3,3 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior, enquanto seu prejuízo aumentou à medida que os clientes cancelaram pedidos com medo de longos tempos de espera.

A empresa, que abriu capital há pouco mais de um ano e tem o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita como acionista, viu seu valor de mercado encolher dois terços em 2022, para cerca de 20 bilhões de dólares, contra 95 bilhões de dólares no pico em novembro de 2021.

A montadora disse que tinha caixa suficiente para se sustentar pelo menos até o quarto trimestre do ano que vem e espera levantar cerca de 1,5 bilhão de dólares por meio da venda de ações.

A empresa britânica Arrival, listada nos Estados Unidos, alertou na semana passada que pode não ter dinheiro suficiente para manter seus negócios no final do próximo ano e teria que realizar demissões. A companhia ainda não entrou na fase de produção em massa.

"Não vou sentar aqui e dizer que não é um momento difícil", disse Avinash Rugoobur, presidente da British Arrival, à Reuters na sexta-feira.

"É difícil, estamos lá todos os dias, todas as noites, trabalhando em tecnologias, nos veículos e também na captação de recursos."

A Canoo disse em maio que tinha "dúvidas substanciais" sobre continuar operando. No final de setembro, a empresa tinha 6,8 milhões de dólares em caixa e equivalentes, bem abaixo dos 415 milhões de dólares de um ano antes.

h2 Dinheiro é rei/h2

Muitas startups de veículos elétricos registraram grandes perdas no terceiro trimestre e alertaram que os altos custos vieram para ficar devido ao aumento da inflação e à crise global na cadeia de suprimentos.

Apenas um ano antes, várias dessas companhias listaram suas ações com altas avaliações em bolsa, atraídas pelo sucesso da Tesla (BVMF:TSLA34)(NASDAQ:TSLA), agora a montadora mais valiosa do mundo.

No último trimestre, a Tesla registrou lucro de 3,3 bilhões de dólares.

"No negócio de veículos elétricos... estar no estágio inicial é um exercício de queima de caixa, é difícil superar a corcunda", disse o analista da Canaccord Genuity, George Gianarikas.