Facebook inicia projeto de IA a partir de visão em primeira pessoa

Investing.com

Publicado 14.10.2021 14:52

Atualizado 14.10.2021 16:20

Por Sam Boughedda

Investing.com - Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34) anunciou um novo projeto de longo prazo de uma inteligência artificial que visa aprender e interagir com o mundo como nós fazemos, a partir de uma perspectiva em primeira pessoa.

O projeto, batizado de Ego4D, vai desenvolver uma IA de última geração capaz de aprender com vídeos que mostram o mundo a partir do centro da ação, ao invés da forma típica de aprendizagem por meio de fotos e vídeos capturados em terceira pessoa. Esse recurso seria necessário na construção de assistentes de IA e no treinamento de robôs para ajudar humanos mundo afora.

"Uma IA que entendesse o mundo sob este ponto de vista poderia inaugurar uma nova era de experiências imersivas, com dispositivos como os óculos de realidade aumentada (AR, do inglês augmented reality) e os fones de ouvido de realidade virtual (VR, do inglês virtual reality) se tornando tão úteis na vida cotidiana quanto os smartphones", afirmou a empresa.

O projeto conta com o esforço de 13 universidades e laboratórios em nove países, os quais coletaram mais de 2.200 horas de vídeo em primeira pessoa, com 700 participantes pelo mundo. O volume de dados disponível é 20 vezes maior do que qualquer outro em termos de tempo de filmagem.

O Facebook afirmou que está estabelecendo 5 referenciais para que pesquisadores possam usar no desenvolvimento dos assistentes de IA, entre eles:

  • Memória episódica (capacidade de compreender o que aconteceu e quando aconteceu. Por exemplo, lembrar onde um objeto foi deixado)
  • Previsão (a capacidade de prever o próximo movimento de alguém)
  • Manipulação de mãos e objetos
  • Reconhecimento audiovisual (em inglês audio-visual diarization, lembrar quem disse o quê e quando)
  • Interação Social

As ações do Facebook subiam 1,2% por volta das 16h20 (horário de Brasília) desta quinta-feira, assim como seus BDRs.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações