Falar de Renda Brasil está "proibido", diz Bolsonaro; Ibov apaga alta, NY positivo

Investing.com

Publicado 15.09.2020 10:26

Atualizado 15.09.2020 10:45

Investing.com - O presidente Jair Bolsonaro se pronunciou nesta terça-feira ser contrário ao remanejamento de gastos sociais e congelamento no reajuste futuro de aposentadorias para garantir receita para o seu então novo programa de transferência de renda, o Renda Brasil, levando a suspensão de criação do novo benefício e garantindo a continuidade do Bolsa Família.

"Até 2022, está proibido falar em Renda Brasil no meu governo, vamos continuar com Bolsa Família", afirma Bolsonaro no vídeo em postagem no Twitter, após apresentar as manchetes em que apontava remanejamento de gastos com corte de gastos de programas sociais e congelamento da aposentadoria. O presidente fala que talvez os estudos citados tenham saído de membros da equipe econômica.

"Congelar aposentadorias, cortar auxílio para idosos e pobres com deficiência, um devaneio de alguém que está desconectado com a realidade", escreve o presidente na mesma postagem. Bolsonaro se refere à possibilidade de corte de gastos com Benefício de Prestação Continuada (BPC), com revisão das regras que beneficiam com um salário mínimo atualmente quase 2 milhões de idosos e pessoas carentes com deficiência, que foi notícia da edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo. Além disso, o congelamento nos próximos dois anos do reajuste inflacionário do ano anterior do valor das aposentadorias também é tema do noticiário econômico nos últimos dias .

Os cortes e suspensão dos gastos futuros com previdência garantiriam os recursos para financiar o Renda Brasil.

"Como já disse, jamais tiraria dinheiro dos pobres para dar aos paupérrimos", continuou Bolsonaro, relembrando que já tinha desautorizado estudos para extinguir o abono salarial e o seguro-defeso para garantir o dinheiro do seu programa de transferência de renda, que visava turbinar o Bolsa Família.

A fala apagou os ganhos da abertura do Ibovespa, que se recuperou parcialmente em seguida para depois voltar à estabilidade. Por volta das 10h42, o principal índice acionário brasileiro tinha leve recuo de 0,05% a 100.219 pontos, próximo à mínima de 100.182 pontos, se deslocando da alta de 1% dos índices de Wall Street.

O dólar apagou a queda para operar estável a R$ 5,27.

Guedes adia participação em evento

O ministro da Economia, Paulo Guedes, adiou nesta terça-feira a participação em um evento pela manhã para se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.

A princípio, Guedes falaria no Painel Telebrasil 2020 às 9h. Depois o compromisso passou para 9h30 e, enfim, foi adiado para 12h, com a assessoria do evento atribuindo o ajuste a "mudanças na agenda do ministro".

Duas fontes com conhecimento do assunto informaram à Reuters que Guedes está no Palácio do Planalto.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O Ministério da Economia não informou a pauta da reunião com o presidente, que ocorre em meio às definições das fontes de financiamento para um programa de transferência de renda mais robusto, que viria para substituir o Bolsa Família.

O governo enfrenta o desafio de elevar os gastos sem ferir a regra do teto de gastos, considerada única âncora fiscal do país. Para tanto, a opção seria cancelar despesas ou mudar o direcionamento ou regras de programas e benefícios sociais que já existem, alternativas que têm enfrentado resistência do presidente.

(Com contribuição de Reuters)

 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações