Farmacêutica AbbVie finalmente conquista Shire com oferta de US$55 bi

Reuters

Publicado 18.07.2014 12:05

Farmacêutica AbbVie finalmente conquista Shire com oferta de US$55 bi

LONDRES (Reuters) - A farmacêutica AbbVie (N:ABBV) comprou a Shire (L:SHP) nesta sexta-feira em um negócio de 32 bilhões de libras (54,7 bilhões de dólares) que permitirá à empresa dos Estados Unidos reduzir custos tributários ao transferir sede para a ilha Jersey, na Inglaterra.

A companhia britânica, que fabrica medicamentos caros para tratar doenças raras, rejeitou quatro ofertas anteriores da AbbVie até que a empresa norte-americana elevou seu preço para 52,48 libras por ação. O valor será pago em dinheiro, equivalente a 24,44 libras por papel, e com a emissão de 0,8960 novas ações da AbbVie.

A AbbVie está comprando a Shire para cortar tanto sua carga tributária nos Estados Unidos quanto sua dependência na droga para artrite Humira, o medicamento mais vendido no mundo e que perderá a proteção de patente nos EUA em 2016. A AbbVie, que gera quase 60 por cento de sua receita com o Humira, tinha até sexta-feira para anunciar uma oferta firme pela Shire, estender o prazo ou desistir sob as regras de aquisição do Reino Unido.

A companhia agora planeja criar uma empresa combinada incorporada em Jersey, onde pagará um imposto efetivo de cerca de 13 por cento, muito abaixo dos atuais 22 por cento, tornando o negócio um dos maiores acordos movidos por planejamento tributário.

O preço acertado pela AbbVie representa um prêmio de cerca de 53 por cento sobre o preço das ações da Shire em 2 de maio, o última dia útil antes da primeira oferta da AbbVie, que foi rejeitada pela Shire.

Comentando sobre a aquisição, o presidente do Conselho e presidente-executivo da AbbVie, Richard Gonzalez, disse que a combinação terá a melhor plataforma de desenvolvimento de produtos, uma linha de produção mais forte e mais capacidades de pesquisa e desenvolvimento.

"A combinação da AbbVie e da Shire é atrativa para acionistas das duas companhias", disse ele.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações