Ferramenta de IA ajuda investidores a enfrentar volatilidade de mercado; conheça

Investing.com  |  Autor Laura Sánchez

Publicado 20.03.2024 17:56

Investing.com - Em meio a um cenário de grande volatilidade, influenciado por riscos geopolíticos, balanços corporativos e indicadores macroeconômicos, as próximas decisões dos bancos se destacam.

Para maximizar seus retornos, os investidores estão cada vez mais buscando novas estratégias, em que a tecnologia e a inteligência artificial (IA) têm um papel fundamental.

No InvestingPro , você tem acesso a estratégias prontas com a ferramenta ProPicks, que combina IA e análise humana para identificar ações com potencial de superação dos índices de referência do mercado.

O modelo de IA exclusivo do InvestingPro realiza uma análise detalhada dos dados financeiros de cada empresa para classificar as ações de acordo com seu desempenho: inferior, neutro ou superior. O objetivo é detectar os papéis que historicamente superam os benchmarks em cada ciclo econômico.

A precisão é ainda mais aprimorada pelo uso de um extenso conjunto de dados, abrangendo mais de 25 anos de balanços e incluindo mais de 50 métricas financeiras de milhares de empresas de vários setores.

Essa riqueza de dados ajuda a refinar o peso atribuído a cada métrica financeira e a mitigar possíveis vieses.

Após a classificação das ações pelo modelo de IA, são aplicados critérios de seleção complementares, como frequência de negociação, setor, indústria, região de negociação, inclusão em índices de bolsa de valores, capitalização de mercado e liquidez.

As ações mais bem classificadas são organizadas em grupos baseados em critérios relevantes e úteis para os usuários, como as ações mais fortes do S&P 500 ou as ações de tecnologia mais bem avaliadas.

Um exemplo é a estratégia "Vença o S&P 500", que seleciona as 20 melhores ações do principal índice americano com uso de IA treinada nos dados do InvestingPro.