Fiagros listados na B3 crescem 60% em apenas 20 dias

Bloomberg Línea Brasil

Publicado 21.01.2022 07:10

Atualizado 21.01.2022 08:53

Fiagros listados na B3 crescem 60% em apenas 20 dias

A expectativa da B3 (SA:B3SA3) era encerrar 2021 com pelo menos sete fundos de investimentos nas cadeias produtivas agroindustriais (Fiagros) listados. A meta não foi atingida no ano passado, mas apenas nos primeiros 20 dias de 2022 três fundos já disponibilizaram suas cotas para negociação no mercado. Com isso, sobe para oito o número de Fiagros listados na bolsa brasileira, o que representa um acréscimo de 60% em comparação ao fechamento de 2021.

O mais novo estreante foi o fundo da Galápagos Capital (GCRA11), que iniciou na quarta suas negociações e encerrou o primeiro dia com ganhos superiores a 3%. Apesar de ter listado suas cotas apenas a partir desta semana, a gestora foi a primeira a criar um Fiagro no Brasil, em agosto do ano passado. Contudo, a primeira emissão foi restrita. Uma segunda oferta, novamente restrita, ocorreu em dezembro do ano passado e agora a asset passa a negociar as cotas do fundo no mercado secundário.

“No acumulado de setembro a dezembro, o fundo apresentou uma rentabilidade de 6,74%, bem acima do do CDI do período. Acredito que os Fiagros possam ser mais rentáveis que CRI’s e CRA’s e com riscos mais controlados”, afirma Felipe Solzki, sócio e gestor de fundos imobiliários e do agronegócio da Galapagos Capital. Para ele, o novo instrumento está em um processo natural de amadurecimento e ainda haverá uma migração de parte dos 1,5 milhão de investidores que hoje estão nos fundos imobiliários para os Fiagros.

O primeiro Fiagro a ter suas cotas listadas foi o da Riza Asset (SA:RZAG11) em outubro do ano passado. Em três meses de negociação, os fundos de investimento que miram o agronegócio têm oscilado entre resultados positivos e negativos. Considerando o desempenho desde o valor inicial da cota de cada fundo até o último negócio desta quinta (20), o fundo da Kinea Investimentos (KNCA11) é o que apresenta maior rentabilidade, de 5%. Contudo, foram apenas três dias de negociação.

Já a maior queda acumulada fica para o Fiagro da XP Investimentos (XPCA11). Em negociação desde novembro do ano passado, o fundo é o segundo mais antigo e registra até agora uma perda acumulada de 4,7%. A segunda maior queda fica com o Fiagro da JGP Asset Management (JGPX11), que acumula queda de 2% de novembro do ano passado até agora. O único que, por enquanto, está no zero a zero é o fundo da FG/A Investimentos (FGAA11).

Ver mais em Bloomberg Línea Brasil

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações