Fim de duplicidade da moeda trará enorme inflação a Cuba, dizem especialistas

EFE

Publicado 22.10.2013 19:04

Miami, 22 out (EFE).- A eliminação da duplicidade monetária anunciada nesta terça-feira pelo governo de Cuba é uma medida "necessária" e "positiva", mas que vai gerar uma "enorme inflação" e um "deslocamento" econômico, segundo especialistas.

Trata-se de um processo de "unificação" da moeda que vai gerar uma "inflação enorme e a criar um deslocamento" com prejuízo principalmente para o povo cubano, garantiu à Agência Efe Jaime Suchlicki, diretor do Instituto de Estudos Cubanos e Cubano-Americanos (ICCAS), da Universidade de Miami (UM).

O acadêmico expressou suas reservas sobre a capacidade de o Estado controlar os "preços" e evitar que "a inflação dispare".

Suchlicki qualificou a medida como "difícil, perigosa para o regime e negativa para a população", ao mesmo tempo em que se mostrou convencido de que ela não promoverá uma "real mudança" na ilha.

Atualmente em Cuba circulam duas moedas: o peso cubano (CUP), com o qual a maior parte da população recebe seus salários e paga pelos produtos e serviços básicos; e o peso conversível (CUC), moeda forte equiparável ao dólar.

Sem precisar datas concretas, a nota oficial cubana indica que "o processo pela unificação monetária para as pessoas jurídicas e para as pessoas físicas terá início".

Suchlicki sustentou que para uma transformação verdadeira rumo a um sistema de liberdades seria preciso "abrir a economia e permitir que cubanos sejam donos de empresas e possam negociar com companhias estrangeiras e exportar".

"Estas seriam as mudanças reais" e não uma simples medida (como a da eliminação da dualidade monetária), cujos objetivos não estão relacionados com a melhora da economia, de acordo com o especialista.

Apesar disso, reconheceu que "era necessário acabar" com a existência de duas moedas e entrar em processo de unificação monetária. Mas "estas são decisões políticas, e não econômicas", considerou.

Para Jorge Duany, diretor do Instituto de Pesquisa Cubana da Universidade Internacional da Flórida (FIU), "o funcionamento indefinido da dualidade monetária, geradora de desequilíbrios muito grandes, era uma situação insustentável".

É provável que este processo de unificação monetária "iguale o terreno socioeconômico para todo o mundo" e termine com esse tipo de 'apartheid' causado pela duplicidade monetária na ilha.

"É uma medida necessária, embora vá causar, inicialmente, uma série de inseguranças e deficiências, para poder endireitar um pouco a situação financeira do país", concluiu Duany.

Andy Gómez, ex-profesor da UM, garantiu que o anúncio do processo é um "passo importante" e "positivo" que faz parte das reformas econômicas do governo cubano para tirar a economia nacional de seu estado de prostração.

O problema, conforme destacou Gómez, é que o Estado cubano carece de "estrutura" para implementar esta reforma.

"Sem investimentos extras" a economia cubana não vai entrar em uma caminho de crescimento; será um simples "curativo para uma ferida de uma dimensão muito profunda", comparou. EFE
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações