Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta quinta-feira

Investing.com  |  Autor Geoffrey Smith

Publicado 15.09.2022 08:10

Atualizado 15.09.2022 08:28

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - Os EUA publicam o último grande despejo de dados econômicos antes da reunião crucial do Federal Reserve da próxima semana, com vendas no varejo, pedidos de auxílio-desemprego e a pesquisa de negócios do Fed da Filadélfia. Sindicatos trabalhistas e operadores ferroviários americanos chegam a um acordo provisório para evitar uma greve ferroviária nacional nos EUA. A Califórnia processa a Amazon por comportamento anticompetitivo em relação a vendedores e atacadistas terceirizados. A rede Ethereum conclui sua tão esperada 'Merge' e Xi Jinping encontra Vladimir Putin pela primeira vez desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. No Brasil, Guedes critica o teto de gasto e fala em ajustes no orçamento de 2023, caso Bolsonaro seja reeleito.

Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros na quinta-feira, 15 de setembro.

CONFIRA: Calendário Econômico completo do Investing.com

h2 1. Despejo de dados pré-alimentados/h2

Os EUA publicarão os números vendas no varejo de agosto, a última peça importante de um quebra-cabeça de dados econômicos que o Federal Reserve terá que considerar quando se reunir na próxima semana para definir as taxas de juros.

Os analistas esperam que o número de manchetes tenha subido 0,2%, o que representaria um aumento modesto em termos reais, dado o modesto aumento de 0,1% no preços ao consumidor durante o mês. Vendas principais no varejo devem ter aumentado 0,1%.

Em outros lugares, os Federal Reserve de Philadelphia e New York publicam suas pesquisas mensais de manufatura, enquanto os semanalmente joblessclaims são esperados ter saltado em níveis historicamente baixos graças à ainda alta disponibilidade de novos empregos para aqueles que estão sendo demitidos. Os números de Produção industrial para agosto também são devidos às 10h15.

Enquanto isso, sindicatos e operadores ferroviários chegaram a um "acordo provisório" que evita a ameaça de uma greve ferroviária nos EUA, de acordo com o Departamento do Trabalho. O acordo, se aprovado pelos sindicalistas, impede a ação grevista que teria um impacto severo nas cadeias de suprimentos domésticas que ainda não se recuperaram totalmente dos efeitos da pandemia.

As ações da Union Pacific (NYSE:UNP) e CSX (NASDAQ:CSX) subiram mais de 3% no pré-mercado com as notícias, enquanto a Norfolk Southern (NYSE:NSC) ) as ações subiram 1,7%. Refinarias, fabricantes de automóveis, empresas de carvão e varejistas provavelmente também darão um suspiro de alívio.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

LEIA MAIS: Greve no setor ferroviário dos EUA foi afastada, diz Departamento do Trabalho

h2 2. Ações americanas com abertura em alta/h2

Espera-se que os mercados de ações dos EUA abram com leve alta mais tarde, apoiados pelas notícias das negociações ferroviárias.

Às 08h24, os futuros da Nasdaq 100 recuavam 0,34%, enquanto os da S&P 500 e da Dow Jones caíam 0,19% e 0,14%, respectivamente. Os três índices de referência em dinheiro subiram até 0,7% na quarta-feira, graças a um rali tardio que, em retrospectiva, parece ter antecipado as notícias das negociações ferroviárias.

As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem a Amazon (NASDAQ:AMZN) (BVMF:AMZO34), que foi processada na quarta-feira pelo estado da Califórnia por supostas práticas anticompetitivas em suas negociações com vendedores e atacadistas terceirizados. Também é notícia o grupo de energia Shell (LON:RDSa), que nomeou Wael Sawan, o chefe de seu negócio integrado de gás, como seu novo CEO. Ele substituirá Ben van Beurden no final do ano.

Adobe (BA:ADBE) (BVMF:ADBE34) relata resultados após o sino de fechamento.

CONFIRA: Cotações das ações americanas

h2 3. Guedes fala sobre o orçamento/h2

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o teto de gastos foi “mal desenhado” e que “esqueceram de botar as paredes, as reformas”. Guedes disse que a medida tem como objetivo impedir o crescimento exagerado do governo, mas que os limites impostos também impedem o Estado de diminuir. As declarações foram feitas em dois eventos nesta quarta-feira, 14.

“O teto é para não deixar o Estado crescer. Se eu quiser diminuir o Estado, vender estatal para ficar com menos Estado e doar isso para a população, o teto impede. Evidentemente esse tipo de ajuste tem de ser feito. Mas a filosofia de conter o crescimento do governo federal a gente mantém”, afirmou.

Guedes também negou a hipótese de “bomba fiscal” nas contas públicas para o ano que vem e que o governo estaria em um contexto de “populismo fiscal”.

Sobre os detalhes do orçamento de 2023, o ministro disse que caso o presidente Jair Bolsonaro seja reeleito, ele deve passar uma “mensagem” durante os primeiros dias do novo mandato para ajustar as contas do governo, a fim de possibilitar, por exemplo, o Auxílio Brasil de R$ 600, que está sendo prometido durante as campanhas eleitorais, mas que não foi incluído no Orçamento do próximo ano.

Guedes: Crescimento do PIB pode chegar a 3% neste ano

h2 4. A rede Ethereum conclui "The Merge"/h2

A rede Ethereum completou sua tão esperada, muito aguardada e muito atrasada transição para um novo sistema de 'prova de participação' para validar transações.

O chamado 'Merge' destina-se a reduzir enormemente o consumo de energia da rede e, assim, tornar mais fácil para o host de aplicativos executados nela alcançar escala.

Embora isso deva ser favorável a longo prazo para o ether, a moeda digital usada na rede, a ação de preço de curto prazo em ether sugere que a mudança foi mais do que totalmente descontada antecipadamente e não foi um impulsionador de mercado maior do que as questões mais amplas relacionadas ao apetite ao risco no momento. O Ether caiu 0,9%, para US$ 1.590, tendo perdido mais da metade de seu valor este ano.

Chegou o dia: O que esperar com a fusão do Ethereum

h2 5. Reunião Xi-Putin/h2

O presidente chinês, Xi Jinping, se encontrará com seu colega russo, Vladimir Putin, à margem de uma conferência de segurança regional que acontecerá no Cazaquistão.

Os dois provavelmente discutirão as consequências da guerra da Rússia na Ucrânia, que Putin lançou apenas alguns dias depois que os dois declararam uma “parceria sem limites” em fevereiro deste ano. A reunião ocorre em um momento difícil para Putin, cujo exército está se reagrupando às pressas depois de sofrer uma derrota embaraçosa no leste da Ucrânia na semana passada.

A China tem sido um apoio crucial para a economia russa desde então, aumentando drasticamente suas compras de petróleo russo e produtos refinados. No entanto, embora os dois tenham um interesse comum em resistir ao que veem como ambições de hegemonia dos EUA, o país evitou fornecer ajuda pública na forma de material militar.

LEIA MAIS: Putin e Xi Jinping devem discutir Ucrânia e Taiwan

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações