Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta segunda-feira

Investing.com  |  Autor Geoffrey Smith

Publicado 17.10.2022 08:22

Atualizado 17.10.2022 08:42

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - A China adia a publicação dos dados do PIB do terceiro trimestre, em uma medida que pode salvar Xi Jinping do constrangimento enquanto ele se dirige para um terceiro mandato. A libra se estabiliza e as Gilts disparam quando quase todo o malfadado mini-orçamento do governo é descartado sem a menor cerimônia. As ações americanas devem abrir em alta, enquanto o Bank of America (NYSE:BAC) relata ganhos antes da abertura. O petróleo se recupera após mergulhar no discurso de Xi, que se comprometeu novamente com a política Zero-Covid . Bolsonaro e Lula se encontraram em novo debate.

Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros na segunda-feira, 17 de outubro.

CONFIRA: Calendário Econômico completo do Investing.com

h2 1. China adia dados do PIB do 3T22/h2

A China adiou abruptamente, sem explicação, a publicação dos números do crescimento econômico do terceiro trimestre um dia antes de serem divulgados.

A medida ocorreu no mesmo dia em que o presidente Xi Jinping abriu formalmente uma convenção do Partido Comunista que deve romper com os últimos 30 anos de tradição chinesa, concedendo a Xi outro mandato, uma medida que analistas ocidentais dizem que pode aprofundar a crescente divisão entre China e o Ocidente.

Em seu discurso de abertura, Xi reafirmou seu compromisso com a política Covid-zero que causou repetidos fechamentos locais de cidades e províncias na segunda maior economia do mundo este ano e que foram os grandes responsáveis ​​pelo país não cumprir sua meta oficial de crescimento ao uma margem embaraçosa para os planejadores centrais de Pequim.

Os futuros de minério de ferro caíram acentuadamente com as notícias, mas os mercados de ações chineses estavam mistos e o yuan permaneceu praticamente inalterado.

LEIA MAIS: Economia da China se estabilizou e está em tendência de alta, diz premiê segundo mídia estatal

h2 2. Libra se estabiliza/h2

O novo chanceler do Tesouro do Reino Unido, Jeremy Hunt, anunciou o abandono de quase todas as medidas fiscais e de gastos propostas por seu antecessor malfadado Kwasi Kwarteng, em uma tentativa desesperada de recuperar a confiança do mercado e reverter um recente aumento nos rendimentos dos títulos do governo.

As medidas de Hunt, sinalizadas em linhas gerais no fim de semana, restabelecem os aumentos de impostos que haviam sido programados e prepararam o terreno para cortes nos gastos públicos (pelo menos em termos reais) a fim de trazer o orçamento de volta ao equilíbrio. Os planos de Kwarteng teriam criado uma lacuna de financiamento de 72 bilhões de libras até 2027, de acordo com estimativas preliminares não publicadas do Office for Budget Responsibility citadas pelo The Times.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os títulos do governo do Reino Unido responderam favoravelmente em antecipação à declaração, com os rendimentos do Gilt de 10 e 30 anos caindo mais de 30 pontos base cada.

VEJA MAIS: Ministro britânico diz que levantará 32 bi de libras mais em impostos e que limitará subsídios de energia

h2 3 Ações americanas devem abrir em alta com o alerta de George do Fed sobre o movimento rápido demais/h2

As ações dos EUA devem abrir a semana em alta, apoiadas por um conjunto de ganhos bancários na semana passada que foram amplamente mais fortes do que o esperado e não continham surpresas feias. O Bank of America Corp (NYSE:BAC) (BVMF:BOAC34) e o Bank of New York Mellon (NYSE:BK) (BVMF:BONY34)completam mais ou menos a contribuição do setor bancário para a temporada de lucros antes da abertura.

Às 08h35, os futuros da Nasdaq 100 avançavam 1,46%, enquanto os da S&P 500 e da Dow Jones subiam 1,23% e 1,01%, respectivamente.

O clima está sendo ajudado por comentários da chefe do Fed de Kansas City, Esther George, no fim de semana, que novamente alertaram para os perigos de aumentar as taxas de juros muito rápido. As preocupações de George têm sido um raro exemplo de dovishness em um momento em que a maioria das autoridades do Fed ainda está preocupada por estar atrasada com a inflação.

O Empire State Manufacturing Index do Fed de Nova York, previsto para às 09h30, pode adicionar algum contexto às palavras de George.

CONFIRA: Cotações das ações americanas

h2 4. Eleições no Brasil/h2

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) voltaram a se encontrar durante o fim de semana para a realização de um debate eleitoral em meio à corrida pelo segundo turno. Pandemia, corrupção, pobreza e notícias falsas foram os principais temas do evento.

Fora do debate, a questão econômica também era pauta para outros membros das equipes dos candidatos. O atual ministro Paulo Guedes, que já foi confirmado em um possível novo mandato de Bolsonaro, defendeu correções no teto de gastos, pois considera como “mal construída” a atual regra. Guedes é a favor do uso da dívida pública como nova referência para o arcabouço fiscal, o que na sua visão traria mais sustentabilidade fiscal.

Já a equipe de Lula quer um teto mais “flexível”, com espaço para aumentar os investimentos e reforçar as políticas públicas e os programas sociais que foram a base da sua campanha eleitoral. O petista aponta para um modelo de meta fiscal de resultado primário mais flexível com fixação de “bandas” com metas variáveis conforme o ciclo econômico.

Às 08h37, o ETF EWZ (NYSE:EWZ) subia 1,73% no pré-mercado americano.

LEIA MAIS: Em debate, Lula pressiona Bolsonaro por pandemia, enquanto presidente cobra petista por corrupção na Petrobras

h2 5. Petróleo atinge baixa de uma semana/h2

O discurso de Xi Jinping, que deu pouca esperança de uma recuperação sustentada da demanda chinesa, levou os preços do petróleo a novas mínimas na semana, antes de refazerem suas perdas durante a manhã europeia, com as novas medidas do Reino Unido apoiando o apetite ao risco.

Às 08h38, os futuros de petróleo nos EUA subiam 0,08%, a US$ 84,72, enquanto os de Brent ganhavam 0,21%, a US$ 91,82.

Na sexta-feira, os dados da CFTC mostraram outro aumento modesto nas posições longas especulativas líquidas, embora permaneçam perto do menor nível em seis anos, uma ilustração da perda de liquidez de um mercado que mostrou extrema volatilidade este ano, com o aperto das condições financeiras.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações