Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta segunda-feira

Investing.com

Publicado 12.01.2022 08:44

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - 

Espera-se que a inflação nos EUA tenha atingido uma alta de 40 anos em dezembro, testando a recém-descoberta confiança do mercado de que a economia pode lidar com um forte aperto da política monetária. A inflação de preços ao produtor da China diminui, dando ao banco central do país mais espaço para proteger seus setores imobiliário e financeiro. As ações da Biogen (NASDAQ:BIIB) caem após um golpe nas perspectivas de receita de seu medicamento para Alzheimer, e os EUA registraram um número recorde de internações hospitalares Covid na terça-feira. Há também dados semanais sobre os estoques de petróleo dos EUA devidos. Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros na quarta-feira, 12 de janeiro.

h2 1. IPCA nas alturas/h2

A inflação de 2021 fechou em 10,06%, segundo dados do IBGE. O resultado ficou bem acima da meta do Banco Central de 3,75% e é o maior patamar desde 2015, quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou com alta de 10,67%.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, escreveu uma carta ao Ministério da Economia para justificar o resultado acima da meta. De acordo com o documento, os números são uma consequência da inflação importada, especialmente por causa do preço do petróleo e das commodities, e da taxa de câmbio, que teria sido agravada pelas dúvidas sobre a situação fiscal do país.

Para 2022, a expectativa é que a inflação desacelere, mas se mantenha acima da meta de 3,5%. Segundo o boletim Focus desta semana, a previsão do mercado é que o IPCA fique em 5,03%.

h2 2. Inflação, inflação, inflação/h2

Os números de inflação dos EUA para dezembro serão publicados às 10h30 e fornecerão um teste severo para um mercado que subiu pelo segundo dia consecutivo depois que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, optou por não lançar nenhuma bomba no Senado em seu discurso na terça-feira.

Os analistas esperam que a taxa principal de inflação de preços ao consumidor atinja 7,0% no ano, enquanto o core deve saltar para de 4,9% para 5,4% em Novembro. Espera-se que as taxas básicas e de núcleo mensais, que mostrarão uma imagem melhor da dinâmica atual, subam 0,4% e 0,5%, respectivamente.

Quem procura sinais de afrouxamento das pressões inflacionárias globais pode se confortar com os dados mais recentes da China, que mostraram que os preços ao consumidor caíram 0,3% em dezembro e a taxa anual de inflação caiu para 1,5%. Mais importante para empresas e consumidores globais, a inflação dos preços ao produtor chinês também diminuiu para 10,3% no ano, claramente abaixo das previsões de uma queda mais modesta para 11,1%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os números sugerem que o Banco Popular da China terá a margem de manobra necessária para afrouxar ainda mais a política monetária para aliviar a pressão sobre um setor imobiliário em dificuldades. Essas esperanças impulsionaram tudo, desde as ações de tecnologia de Hong Kong até os preços do minério de ferro na China da noite para o dia, o último também sendo ajudado por severas interrupções de produção relacionadas ao clima no Brasil.

h2 3. Mercado de ações americanas/h2

As ações dos EUA devem abrir em um padrão de espera mais tarde, após dois dias de ganhos, com a sessão noturna em futuros mantida sob o domínio dos números do CPI.

Às 09h03, os futuros da Dow Jones subiam 0,15%, enquanto os da Nasdaq 100 e da S&P 500 avançavam 0,27% e 0,15%, respectivamente.

As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem a Biogen, que caiu cerca de 10% no pré-mercado depois que os reguladores disseram que a cobertura do Medicare de seu medicamento para Alzheimer será limitada a pacientes inscritos em ensaios clínicos. Essa é a última reviravolta em uma saga que explodiu em controvérsia no ano passado, quando a Food and Drug Administration aprovou o medicamento apesar das objeções de alguns de seus próprios especialistas seniores.

Também em foco estarão as ações da Meta Systems, depois que o proprietário do Facebook (NASDAQ:FB) nomeou o CEO da DoorDash, Tony Xu, para seu conselho para ajudar a aconselhar sobre sua expansão para o comércio eletrônico.

h2 4. Mortes por Covid nos EUA sobem e internações hospitalares batem recorde/h2

O governo federal distribuirá testes gratuitos do Covid-19 às escolas em um esforço para ajudá-las a permanecer abertas, já que a atual onda da variante ômicron cobra um alto preço de professores e alunos.

As internações por Covid-19 nos EUA saltaram na terça-feira para o maior nível de todos os tempos, um forte revés para aqueles que esperavam que os sintomas menos graves provocados pela ômicron permitissem à economia enfrentar a última onda de infecção sem problemas. O número de mortes relacionadas à Covid nos EUA também atingiu seu maior nível desde outubro.

Em outros lugares, Quebec revelou indiscutivelmente a política mais radical para coagir as pessoas a serem vacinadas, dizendo que imporia um novo imposto sobre pessoas não vacinadas. Enquanto isso, a China continuou a apertar as restrições de mobilidade, principalmente nas rotas aéreas dentro e fora do país.

h2 5. Petróleo sobe antes dos dados de estoques/h2

Os preços do petróleo continuaram subindo depois que os comentários de Jerome Powell em sua audiência de confirmação mantiveram um tom suave sobre o dólar.

O governo dos EUA divulgará seus dados semanais de estoques de petróleo e produtos às 12h30, como de costume, um dia após o American Petroleum Institute relatar um aumento de 10 milhões de barris nos estoques de gasolina (corroborando tardiamente os dados do governo da semana anterior).

Às 09h06, os futuros do petróleo nos EUA subiam 0,86%, a US$ 81,92 o barril, enquanto os de brent avançavam  0,62%, a US$ 84,24.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações