Firjan: PIB do RJ cresceu 2,9% no 1º trimestre, puxado por alta no PIB industrial

Estadão Conteúdo

Publicado 04.07.2022 14:09

Atualizado 04.07.2022 17:40

Firjan: PIB do RJ cresceu 2,9% no 1º trimestre, puxado por alta no PIB industrial

O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Rio de Janeiro avançou 2,9% no primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, calcula a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O resultado foi puxado pelo desempenho da indústria, diz a entidade. O PIB industrial fluminense registrou crescimento de 5,6% no primeiro trimestre deste ano.

"Entretanto, apesar dos dados positivos, a análise setorial evidencia que ainda existe um caminho longo a ser percorrido para que a produção assuma máximas históricas de forma disseminada incluindo todos os segmentos da indústria", ressaltou a Firjan em nota técnica publicada nesta segunda-feira, 4.

Entre os componentes do PIB industrial, a indústria extrativa fluminense teve alta de 6,6% no primeiro trimestre de 2022 ante o primeiro trimestre de 2021, impulsionada pelo aumento da produção e da exportação de óleo e gás.

"O segmento, que tem o maior peso na indústria fluminense, atingiu seu maior nível desde 2003 e foi a principal influência para que o setor alcançasse patamar histórico de produção no primeiro trimestre", justificou a Firjan.

A indústria da construção civil avançou 9,9% no primeiro trimestre, com 10,8 mil postos de trabalho gerados, embora o nível de produção siga 37,3% abaixo do pico registrado em 2013. O segmento de construção civil registrou saldo positivo de contratações em 60 das 92 cidades do Estado.

A indústria de transformação teve um crescimento de 0,4% no primeiro trimestre de 2022 ante o mesmo período de 2021, após uma perda de fôlego decorrente da desorganização das cadeias globais de produção, provocada pela pandemia de covid-19 e pela guerra no Leste Europeu, que prejudicou a oferta de insumos e aumentou o custo da matéria-prima.

Quanto aos demais componentes do PIB fluminense, sob a ótica da oferta, o setor de serviços subiu 0,9%, enquanto a agropecuária teve uma elevação de 0,5%.

"Considerando o desempenho dos setores e os fatores adversos nos cenários nacional e internacional, a Firjan projeta crescimento de 2% do PIB fluminense neste ano", informou a entidade.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações