FNDE aponta taxa de utilização do Fies em 2014 superior à meta para o ano

Reuters

Publicado 24.02.2015 09:40

FNDE aponta taxa de utilização do Fies em 2014 superior à meta para o ano

SÃO PAULO (Reuters) - O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apontou nesta segunda-feira que a taxa de utilização do Fies em 2014 ficou muito acima da meta que havia sido estipulada em seu painel de gestão para o ano, publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

A meta para utilização do programa do governo federal que financia a graduação em instituições privadas de ensino era de 15 por cento no ano passado e o "resultado acumulado 2014" foi de 39,27 por cento.

Em portaria de 2013, o Ministério da Educação esclareceu que a taxa de utilização do Fies mede a quantidade de contratos em utilização do programa sobre o número de matrículas em instituições do ensino superior privadas.

Procurado pela Reuters, o FNDE, que é o agente operador do Fies, não comentou os números.

O governo federal divulgou neste ano uma série de novas regras para a concessão do financiamento estudantil, como nota mínima no Enem e impossibilidade de zerar a redação, em meio a esforços adotados em diversas frentes para arrumar as contas públicas.

Como resultado da adoção de mecanismos para maior controle sobre o Fies, os papéis das empresas de educação vêm sendo duramente impactados neste ano, já que o programa responde por importante parte de suas receitas.

Até o pregão de segunda-feira, as ações da Kroton acumulam no ano queda de 20,8 por cento, enquanto as da Estácio recuaram 14,7 por cento. Os papéis de Anima Educação e Ser Educacional, por sua vez, caíram 33,2 por cento e 51,3 por cento.

Na segunda-feira, o site para inscrições no Fies foi reaberto e passou por períodos de instabilidade devido à alta demanda. As inscrições para o programa poderão ser feitas até 30 de abril.

Associações de empresas do setor esperam pedidos de cerca de 500 mil estudantes no primeiro semestre deste ano. Em 2014, o desembolso do Fies chegou a quase 14 bilhões de reais para 1,9 milhão de estudantes, segundo dados do FNDE.

(Por Marcela Ayres)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações