Ford entrega fábrica ao governo da Bahia

Estadão Conteúdo

Publicado 05.10.2023 05:36

Atualizado 05.10.2023 09:10

Ford entrega fábrica ao governo da Bahia

A Ford (NYSE:F) e o governo da Bahia assinaram, na tarde desta quarta-feira, 4, o contrato para a entrega da fábrica de Camaçari para o Estado, liberando oficialmente as instalações para a montadora chinesa BYD. O grupo chinês realiza, na próxima segunda-feira, 9, um evento na fábrica para a cerimônia da pedra fundamental, ato simbólico que marca o início das obras que serão feitas na unidade.

A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, vai produzir na Bahia modelos híbridos flex e elétricos, além de ônibus e baterias. Também planeja processar lítio, mas não se sabe ainda se essa atividade será em Camaçari. Estarão presentes na cerimônia o presidente global e fundador da BYD, Wang Chuanfu, a presidente para as Américas, Stella Li, e o presidente da marca no Brasil, Tyler Li.

Em nota, a Ford informou que a assinatura do contrato, que segue legislação estadual, permite a utilização imediata do imóvel pelo Estado, que já acertou a sua venda para a BYD. Em agosto, o governador baiano, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmara que o valor a ser pago à Ford seria de R$ 100 milhões a R$ 150 milhões.

Liderança

"Ford e governo da Bahia dão um passo definitivo para utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana", disse em nota a montadora americana, que decidiu parar de produzir carros no Brasil em 2021.

Sigla em inglês para Build Your Dreams (construa seus sonhos, em tradução livre), a BYD já tem três fábricas no País: de ônibus elétricos e de módulos fotovoltaicos em Campinas (SP); e de baterias de fosfato de ferro lítio para veículos comerciais em Manaus (AM). Em setembro, foi líder no País em vendas de carros eletrificados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações