França diz que acordo fiscal digital global pode não estar pronto até início de 2024

Reuters

Publicado 24.05.2022 16:04

Por Sudip Kar-Gupta

PARIS (Reuters) - Um acordo fiscal digital global pode não estar pronto até o final de 2023 ou início de 2024, disse o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, nesta terça-feira, sinalizando um grande atraso na implementação da reforma.

O acordo, que as autoridades esperavam assinar em meados deste ano, visa realocar os direitos de tributar grandes grupos digitais como Apple (SA:AAPL34)(NASDAQ:AAPL) e Google (SA:GOGL35)(NASDAQ:GOOGL) para países onde os clientes finais estão localizados.

É o primeiro de dois pilares de uma grande revisão das regras de tributação transfronteiriças, que também inclui planos para um imposto corporativo mínimo global de 15% sobre as grandes multinacionais.

"No que diz respeito ao Pilar I - tributação digital -, não pouparemos nossos esforços para convencer a comunidade internacional e os membros da OCDE a fazer seus melhores esforços para obter um consenso nos próximos meses", disse Le Maire, após presidir uma reunião dos ministros das finanças da União Europeia em Bruxelas.