Francesa EDF tem aval para compra de projetos eólicos no Nordeste do Brasil

Reuters

Publicado 27.05.2020 09:18

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica francesa EDF (PA:EDF) recebeu aval do órgão brasileiro de defesa da concorrência para transação que envolve a compra de direitos sobre um projeto de geração eólica na Paraíba, em negócio fechado com a local PEC Energia, do grupo Engeform.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a operação sem restrições, segundo despacho publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira e parecer do órgão, que não cita os valores do negócio.

O acordo envolve projetos em desenvolvimento, ainda não operacionais, que formariam um complexo com capacidade instalada de 600 megawattts. A construção de um empreendimento desse porte demandaria mais de 2,5 bilhões de reais, segundo estimativas de mercado.

Segundo documentos apresentados ao Cade, o acordo entre as empresas prevê que os franceses irão comprar projetos para os quais a EDF fechará contratos de venda da produção no mercado livre de eletricidade, além de projetos que se consagrem vencedores em leilões de energia do governo brasileiro.

"Para o Grupo EDF, a operação representa uma oportunidade positiva para ampliar a sua atuação e capacidade de geração de energia elétrica no território nacional a partir de fontes renováveis", defendeu a empresa ao órgão estatal ao justificar a operação, fechada por meio da controlada EDF Energies Nouvelles.

A EDF EN já vem investindo há anos em energia limpa no Brasil. A companhia possui complexos eólicos na Bahia e uma usina solar em Minas Gerais, na qual é sócia da Omega Geração.

As empresas informaram ao Cade que a operação não está sujeira à aprovação de outros reguladores no Brasil ou no exterior.

Os parques eólicos envolvidos no negócio ficam nos municípios paraibanos de Junco do Seridó, Santa Luzia, São Mamede, Salgadinho e Assunção.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações