Funcionários da Lufthansa fazem paralisação em disputa salarial na Alemanha

Reuters

Publicado 27.07.2022 14:17

Atualizado 27.07.2022 14:41

Por Frank Simon e Timm Reichert

FRANKFURT (Reuters) - A equipe de solo da companhia aérea alemã Deutsche Lufthansa AG (ETR:LHAG) entrou em greve nesta quarta-feira, levando ao cancelamento de mais de mil voos e aumentando as interrupções de viagens durante a movimentada temporada de turismo no verão europeu.

O sindicato Verdi pediu a paralisação, que deve durar até as 6h de quinta-feira (1h no horário de Brasília), em defesa de um aumento salarial de 9,5% para cerca de 20 mil trabalhadores e alertou que mais ações podem estar nos planos.

A Lufthansa disse nesta quarta-feira que foi "um dia triste" para os turistas que não conseguiram pegar seus voos em razão da greve, acrescentando que a paralisação foi desnecessária e desproporcional.

No mês passado, o Verdi exigiu um aumento salarial de 9,5%, ou pelo menos 350 euros a mais por mês por 12 meses, para cerca de 20 mil trabalhadores que, segundo ele, estão sendo pressionados pela inflação e sobrecarregados devido à falta de pessoal nos aeroportos.

A Lufthansa havia oferecido um aumento de 150 euros por mês para o restante deste ano e outros 100 euros a partir do início de 2023, além de um aumento de 2% a partir de meados de 2023, dependendo dos resultados financeiros da empresa.