Fundo japonês pouco conhecido assume árdua tarefa de recuperar a Toshiba

Reuters

Publicado 19.12.2023 17:11

Por Anton Bridge e Makiko Yamazaki

TÓQUIO (Reuters) - Uma empresa de private equity pouco conhecida está prestes a assumir a tarefa mais difícil do mundo corporativo do Japão: recuperar a Toshiba (TYO:6502).

A Japan Industrial Partners (JIP) está liderando uma aquisição de 14 bilhões de dólares que fará com que o conglomerado seja deslistado na quarta-feira, após 74 anos na bolsa de Tóquio.

Embora não seja um player global, a JIP tem construído silenciosamente um histórico ao destacar negócios de grandes fabricantes, como a divisão de laptops da Sony (NYSE:SONY) e a unidade de câmeras da Olympus.

Liderada por um ex-banqueiro, a empresa é conhecida por ser prática em suas aquisições, além de ser conhecida pelo rigor fiscal -- seus executivos viajam em classe econômica.

Na Toshiba, a JIP assume uma empresa expansiva, muito maior e mais complexa do que qualquer outra adquirida antes. Os riscos também são mais elevados: a Toshiba emprega cerca de 106 mil pessoas em setores que incluem baterias, chips, energia nuclear e defesa, tornando-se crucial para a segurança nacional.

Se a JIP conseguirá liderar uma recuperação ainda é uma questão em aberto, dados os danos sofridos pela Toshiba após uma década de escândalos.

A JIP, que se recusou a comentar para este artigo, divulgou poucos detalhes de seus planos, que incluem manter o atual presidente-executivo da Toshiba, Taro Shimada. É provável que as ações da Toshiba sejam listadas novamente dentro de alguns anos, disse o Nikkei Asia nesta terça-feira, citando o presidente cessante do conglomerado.

A Toshiba não quis comentar.

A JIP investiu mais de 600 bilhões de ienes (4,2 bilhões de dólares) em 30 negócios. Não está claro quanto de seu próprio dinheiro a empresa está investindo no acordo com a Toshiba.

O sucesso com a Toshiba dependerá da capacidade da nova administração de sair de negócios com margens baixas e descobrir como ganhar dinheiro com sua tecnologia avançada, disse Ulrike Schaede, professora de negócios japoneses na Universidade da Califórnia, San Diego. "Essa é provavelmente a grande questão: eles terão a visão e os recursos para fazer isso?"

(Reportagem de Anton Bridge, Makiko Yamazaki, Miho Uranaka e Maki Shiraki)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações