FUP poderá voltar a ter representante dos funcionários no Conselho da Petrobras

Reuters  |  Autor 

Publicado 19.10.2018 19:40

FUP poderá voltar a ter representante dos funcionários no Conselho da Petrobras

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Federação Única dos Petroleiros (FUP) poderá voltar a ter um representante no Conselho de Administração da Petrobras (SA:PETR4), após o conselheiro eleito pelos funcionários, Christian Queipo, renunciar nesta sexta-feira, alegando motivos pessoais.

Queipo havia assumido o mandato, que seria de dois anos, em abril deste ano, após vencer a eleição.

Em segundo lugar no pleito ficou Danilo Silva, filiado à FUP (ligada ao PT), que poderá assumir a posição, segundo as regras do estatuto da estatal.

À Reuters, Silva explicou por telefone que não foi comunicado oficialmente sobre a renúncia de Queipo e da possibilidade de assumir a posição. Já Queipo não pôde ser contatado imediatamente.

Em nota, a Petrobras disse apenas que a sucessão do conselheiro seguirá os trâmites previstos no estatuto social da empresa, observada a prévia análise pelo Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão.

De acordo com o segundo parágrafo do artigo 25 do estatuto social da Petrobras, caso o conselheiro representante dos empregados não complete o prazo de gestão, assumirá o segundo colocado mais votado, se não houver transcorrido mais da metade do prazo de gestão.

Questionado se deverá aceitar a posição ao ser acionado oficialmente, Silva afirmou que a priori deverá ocupar o espaço. No entanto, antes de qualquer decisão, ele disse que gostaria de entender a saída de Queipo.

"Antes de qualquer coisa eu preciso conversar com Queipo... Tenho um grande respeito por ele, é um cara muito competente, é estranha a saída dele. Preciso entender o que aconteceu para ele sair", disse Silva, em uma conversa por telefone.

"Neste momento que a gente está no país, a saída do Queipo chama atenção."

Queipo, que é diretor-administrativo da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), foi eleito com apoio da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), nunca ocupou cargos em sindicatos, sendo apenas filiado ao Sindipetro-RJ, da FNP.

Com 36 anos de idade e petroleiro há 15 anos, Silva é técnico de manutenção pleno na Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo. Já foi coordenador do Sindicato Unificado de São Paulo, filiado à FUP, e também já atuou como suplente na direção da federação no passado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Por Marta Nogueira)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações