Gafisa dispara em meio a novos anúncios em briga de acionistas

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 17.01.2023 11:56

Investing.com - As ações da incorporadora e construtora Gafisa (BVMF:GFSA3) disparavam na manhã desta terça-feira, 17, em meio à disputa de controle acionário da companhia. Às 12h01 (de Brasília), os papéis apresentavam alta de 23%, a R$14,38.

A disputa é entre o acionista controlador da Gafisa, Nelson Tanure, e a Esh Capital, sócia minoritária, que não concordou com a decisão do aumento de capital anunciado pela empresa, pois sua participação ficaria diluída.

Em fato relevante divulgado hoje, 17, aos acionistas e ao mercado, a Gafisa informou que atendeu a solicitação formulada pelo acionista Esh Theta Fundo de Investimento Multimercado, titular de ações ordinárias representando mais de 10% do capital votante da companhia, sendo que o Conselho de Administração aprovou convocação de Assembleia Geral Extraordinária (AGE).

O objetivo da AGE é suspensão do exercício dos direitos políticos até a publicação de edital de oferta pública de aquisição de 100% das ações da companhia, dos veículos geridos e/ou administrados por Planner Corretora de Valores, MAM Asset Management Gestora de Recursos, Trustee Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários e Banco Master, assim como de pessoas, físicas e jurídicas, ou outros fundos de investimento que tenham qualquer tipo de ligação com Nelson Sequeiros Rodriguez Tanure.

Segundo o documento, o pedido ocorreria devido ao descumprimento estatuto social, devido à aquisição, em conjunto, de participação acionária de pelo menos 44,33% do capital social, sem o cumprimento obrigatoriedade de lançamento de oferta pública de aquisição das ações dos demais acionistas da companhia.

A administração da Gafisa a solicitou que as instituições forneçam esclarecimentos sobre as alegações trazidas pela Esh.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações