Gafisa tem dia volátil após Justiça liberar aumento de capital; Tanure compra

Reuters

Publicado 09.01.2023 17:16

(Reuters) - As ações da Gafisa (BVMF:GFSA3) mostravam volatilidade nesta segunda-feira, tendo recuado quase 20% no pior momento e avançado 14% na máxima do dia, no primeiro pregão após a Justiça do Estado de São Paulo anular decisão da semana passada e permitir o aumento de capital privado da companhia.

Por volta de 16:55, os papéis da construtora tinham elevação de 2,17%, a 23,50 reais. Mais cedo, porém, chegaram a cair a 18,45 reais (-19,78%).

Só em 2023, as ações contabilizam valorização em torno de 140%, que na visão da XP Investimentos (BVMF:XPBR31) pode ser atribuída a 'short squeeze', quando a valorização de uma ação obriga investidores que estão 'vendidos a descoberto' (apostando na queda na ação) a encerrar suas posições.

Em comentário a clientes na semana passada, a estrategista Jennie Li e a analista Rebecca Nossig ressaltaram que Gafisa era o papel "mais shorteado do mercado até o dia 29 de dezembro, com 22,9% das ações tomadas em posições vendidas".

De pano de fundo do movimento, está o descontentamento entre acionistas minoritários com o aumento de capital da companhia, que somou 78 milhões de reais, a um preço de 5,89 reais por ação. Anunciada no final de novembro, a operação foi homologada no último dia 3.

A Justiça de São Paulo havia decidido na última quinta-feira pela imediata suspensão da emissão de ações da Gafisa, mas reverteu a decisão, segundo fato relevante da empresa enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no domingo.

A companhia afirmou no comunicado que a eventual suspensão do aumento de capital "impactaria severamente o fluxo de caixa da companhia".

Em paralelo, a MAM Asset Managemente, veículo dos investimentos do empresário Nelson Tanure, vem aumentando sua posição na companhia, com o comunicado mais recente nesta segunda-feira mostrando que chegou a uma fatia de 26,5%. Em 5 de janeiro, era de 11,42%.

 

(Por Paula Arend Laier)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações