Gasolina sobe 3,4% nos postos na 2ª semana de março, diz ValeCard; etanol também avança

Reuters

Publicado 13.03.2023 15:28

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O preço médio da gasolina subiu 3,4% entre 6 e 12 de março ante a semana anterior, a 5,769 reais por litro, após o retorno de tributos federais sobre combustíveis, apontou nesta segunda-feira levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.

"Mesmo após o aumento de mais de cinco por cento no litro da gasolina na primeira semana de março, o varejo seguiu subindo os preços na segunda semana do mês, levando-os para patamares acima do esperado pelo mercado após o retorno dos impostos federais sobre os combustíveis", diz Brendon Rodrigues, Head de inovação e portfólio na ValeCard.

O levantamento foi feito com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados em todos os Estados do Brasil.

O governo federal voltou a cobrar PIS/Cofins sobre a gasolina em 1º de março, o que aumentou o preço do combustível em 0,47 reais por litro, pontuou a Valecard.

Já o etanol, concorrente direto da gasolina nas bombas, teve uma alta de 1,1% na segunda semana do mês a 4,038 reais por litro. No entanto, a Rodrigues apontou que é possível que seja observado um recuo na próxima semana.

Ele apontou que as usinas produtoras em São Paulo reduziram o preço em 2,22% entre 06 e 10 de março, citando dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq.

Já o óleo diesel S-10 teve um recuo de 0,09% nas bombas, a 6,261 reais por litro no mesmo período.

 

(Por Marta Nogueira)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações