GE anuncia divisão do grupo em três empresas listadas

Reuters

Publicado 09.11.2021 16:06

Por Abhijith Ganapavaram e Rajesh Kumar Singh

BANGALORE, Índia (Reuters) - A General Electric (NYSE:GE) (SA:GEOO34) anunciou nesta terça-feira que vai se dividir em três empresas com ações em bolsa em uma estratégia para simplificar seus negócios, reduzir endividamento e impulsionar o valor da ação.

A divisão marcará o fim do conglomerado criado há 129 anos e que já foi a corporação mais valiosa dos Estados Unidos e um símbolo global do poder empresarial norte-americano.

As ações da GE subiam cerca de 3,5% por volta das 15h45, enquanto o índice S&P 500 mostrava baixa de 0,5%. As ações do conglomerado industrial acumulam valorização de cerca de 9% desde 30 de julho, quando completou um desdobramento na razão de 1 para 8 papéis.

A GE disse que os três negócios se concentrarão em energia, saúde e aviação. A empresa vai combinar a GE Renewable Energy, GE Power e GE Digital e desmembrará a área no início de 2024.

A GE também vai separar a empresa de saúde do grupo, na qual espera manter uma participação de 19,9%, no início de 2023. Após a divisão, a GE se tornará uma empresa voltada ao mercado de aviação, comandada pelo presidente-executivo atual, Larry Culp.

Um porta-voz da GE disse que as marcas e nomes das unidades desmembradas serão decididos futuramente.

Culp tem se concentrado na redução da dívida e na melhoria dos fluxos de caixa ao simplificar as operações do grupo, cortar custos indiretos e cobrar clientes mais rapidamente.

As medidas levaram a uma melhoria no balanço da GE, colocando a empresa no caminho para reduzir a dívida em mais de 75 bilhões de dólares até o final de 2021.

A empresa agora espera gerar mais de 7 bilhões de dólares em fluxo de caixa livre em 2023 e está planejando monetizar suas participações na Baker Hughes (NYSE:BKR) (SA:B1KR34), AerCap (NYSE:AER) e na unidade de saúde para reduzir dívida líquida para menos de 35 bilhões de dólares até lá.

Em entrevista à Reuters, Culp disse que a decisão de dividir a empresa foi pavimentada pelo progresso da GE em termos de recuperação de seu balanço patrimonial e desempenho operacional.

Ele não espera que as empresas separadas enfrentem quaisquer questões regulatórias ou trabalhistas e disse que pressão dos investidores não influenciou na decisão de dividir o grupo.

"Spin-offs criam muito valor", disse ele na entrevista. "Essas são ações voltadas para tornar a GE mais forte, ajudando nossos negócios e as equipes a ter um melhor desempenho."

h2 FORÇA INDUSTRIAL/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A estratégia de Culp está em total contraste com o caminho que a GE seguiu nas décadas de 1980 e 1990 sob Jack Welch, que transformou a empresa em um gigante industrial.

Membro fundador do Dow Jones Industrial em 1896, a GE passou mais de um século na carteira do índice antes de ser excluída em 2018, após anos de queda em seu valor de mercado.

A empresa criou a primeira máquina elétrica de lavar roupas, a primeira usina nuclear e foi fornecedora do programa espacial norte-americano. As participações da GE incluíram negócios desde televisão, cinema e seguros a lâmpadas e locomotivas.

Entretanto, a empresa vem enfrentando ceticismo dos investidores sobre sua capacidade em recuperar seus negócios desde a crise financeira internacional de 2018.

A receita da GE em 2020 somou 79,6 bilhões de dólares, bem longe dos mais de 180 bilhões faturados em 2008.

Em 2015, o investidor ativista Nelson Peltz assumiu uma participação na GE e exigiu mudanças na companhia, incluindo a saída do grupo do setor financeiro para focar em sua origem industrial.

A companhia de Peltz, Trian, "apoia de maneira entusiasmada este importante passo na transformação da GE", afirmou a empresa nesta terça-feira.

Os negócios de aviação da GE, normalmente os que geram mais recursos para a empresa, produzem motores para aviões da Boeing (NYSE:BA) e Airbus (PA:AIR). Não ficou imediatamente claro como a companhia vai financiar as operações da unidade que tendem a ser intensivas em capital.

A GE deve assumir um impacto de 2 bilhões de dólares relacionado às despesas e custos da separação e custos tributários de menos de 500 milhões.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações