Gerdau: Produção de aço bruto soma 2,689 mt no 4º trimestre, recuo de 6,2% em um ano

Estadão Conteúdo

Publicado 20.02.2024 17:32

Atualizado 20.02.2024 20:40

Gerdau: Produção de aço bruto soma 2,689 mt no 4º trimestre, recuo de 6,2% em um ano

A produção total de aço bruto da Gerdau (BVMF:GGBR4) somou 2,689 milhões de toneladas no quarto trimestre de 2023, valor 6,2% inferior na comparação anual e 4% menor ante os três meses imediatamente anteriores, segundo o balanço da empresa divulgado nesta terça-feira, 20.

Já as vendas de aço atingiram 2,656 milhões de toneladas no quarto trimestre de 2023, queda de 0,6% na comparação anual e 3,6% menor sequencialmente.

Segundo a Gerdau, a redução nas vendas totais de aço no quarto trimestre de 2023 refletem o cenário global da indústria do aço, com a continuidade da alta penetração de produtos importados, resultando na deterioração do mercado e em um ambiente de preços internacionais desafiador.

De acordo com a companhia, o nível de utilização da capacidade de produção de aço bruto foi de 64%, 3 pontos porcentuais a menos ante os três meses imediatamente anteriores. "Reflexo da sazonalidade esperada para o trimestre, além das paradas programadas de manutenção em algumas unidades da companhia", acrescentou a siderúrgica.

O custo das vendas alcançou R$ 13,1 bilhões no período, redução de 13% na comparação anual e 8,3% a menos frente ao trimestre anterior. Segundo a Gerdau, considerando o acumulado de 2023 em que houve recuo de 9,5%, o resultado foi influenciado pela queda do custo das principais matérias-primas.

Brasil

No Brasil, a produção de aço bruto nos três últimos meses de 2023 somou de 1,224 milhão de toneladas, valor 2,2% menor na relação anual e 4,8% inferior na comparação sequencial.

As vendas de aço no Brasil foram de 1,269 milhão de toneladas, valor 10,3% maior ante um ano e 0,7% superior ao trimestre anterior. De acordo com a Gerdau, o mercado doméstico continua a lidar com a significativa entrada de volumes de aço importado em condições de competição desiguais, além das elevadas taxas de juros e restrição de crédito ao consumidor, dificultando a recuperação da indústria de transformação, incluindo o setor do aço.

Sobre a alta nas vendas, a empresa disse que o desempenho resulta dos maiores volumes das exportações e da fraca base de comparação do quarto trimestre de 2022. As exportações de aço nas usinas brasileiras aumentaram 62,2% na comparação anual, para 305 mil toneladas. Já as vendas internas totalizaram 964 mil toneladas, com ligeira variação positiva de 0,2%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações