Gerdau reduz produção e abafa alto-fornos; ações têm forte valorização

Investing.com

Publicado 06.04.2020 10:33

Atualizado 06.04.2020 11:16

Por Gabriel Codas

Investing.com - Nos primeiros negócios da manhã desta segunda-feira as ações da Gerdau (SA:GGBR4) operam com importante valorização, seguindo o bom humor do mercado. Na sexta-feira, a companhia anunciou cortes de produção em suas operações nas Américas, que incluem desligamento de alto-forno na usina de Ouro Branco (MG), diante de um quadro de forte queda de demanda por aço pintado pela epidemia de Covid-19.

Com isso, por volta das 11h14, os papéis subiam 6,65% a R$ 9,95, ganhos praticamente em linha com a forte alta do Ibovespa hoje. O principal índice brasileiro saltava 7,34% a 74.643 pontos. 

A empresa afirmou que vai desligar neste mês alto-forno 2 de Ouro Branco, de 1,5 milhão de toneladas de capacidade anual, mantendo em operação o equipamento 1, de 3 milhões de toneladas.

“Essas iniciativas se devem à redução da demanda principalmente nos setores da indústria e da construção civil”, disse a Gerdau em fato relevante ao mercado.

A companhia também afirmou, sem dar detalhes, que “ocorrerão paralisações em suas diferentes aciarias elétricas e laminações de aços longos, durante o mês de abril” no Brasil. As paradas envolvem também operações de aços especiais no país e nos Estados Unidos, uma vez que o setor automotivo suspendeu atividades em ambos os países até pelo menos o final deste mês.

A Gerdau também vai “ajustar produção” nas operações da América do Norte, “conforme ocorrer redução de demanda nos setores de construção civil e indústria”.

As decisões da empresa são semelhantes às adotadas pelas rivais Usiminas (SA:USIM5) e ArcelorMittal Brasil, que estão desligando alto-fornos e paralisando outras instalações produtivas por causa da queda na demanda.

Na semana passada, o Instituto Aço Brasil (IABr), que representa as produtoras de aço do país, afirmou que o consumo brasileiro de aço pode cair 40% no segundo trimestre, recuando 20% ao longo de todo 2020.

*Com Reuters

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações