"Giorgia Meloni ganhou", como os mercados e analistas reagiram

Investing.com

Publicado 26.09.2022 07:40

Atualizado 26.09.2022 08:01

Por Alessandro Albano

Investing.com - "Finalmente" disseram os militantes do Fratelli d'Italia quando as exibições noturnas certificaram a sua vitória  nas eleições. No entanto, os mercados e os insiders estão se perguntando quais políticas o novo executivo adotará, se de acordo com os ditames orçamentários ou se estiver a caminho de Bruxelas.

"Fratelli d'Italia afirmou repetidamente durante a campanha eleitoral que é contra uma política fiscal expansionista", escreveu Matteo Ramenghi, diretor de investimentos do UBS WM Itália, segundo o qual as principais áreas de controle nos próximos meses serão "disciplina fiscal, capacidade de fazer pleno uso do Fundo de Recuperação e evitar o protecionismo".

No que diz respeito às potenciais implicações de mercado, com o spread superior a 232 pontos base, para Ramenghi "os investidores em obrigações italianas de curto e médio prazo estão bem compensados ​​pelos riscos decorrentes do elevado peso da dívida pública italiana e dos episódios recorrentes de incerteza política ".

"Embora seja improvável que o BCE intervenha diretamente em reação a um aumento moderado nos spreads, acreditamos que agirá para conter distorções substanciais enquanto a Itália permanecer de acordo com a UE sobre políticas fiscais", disse o COI sobre o UBS.

Com Meloni mais ou menos distante do populismo de Salvini na esfera econômica, uma crise da dívida ditada pelas políticas anti-UE dos Irmãos da Itália "nos parece improvável", disse o economista-chefe do Berenberg, Holger Schmieding, que não espera "grandes mudanças em termos económicos e financeiros se não alguma reforma questionável em algumas questões como a imigração".

A isto junta-se a posição pró-Ucrânia de Meloni que poderá "incorporá-la rapidamente à mesa de decisão europeia", acrescentou o economista, sublinhando que "a nomeação do próximo ministro da Economia e a sua poção europeia serão fundamentais".

Além disso, com o BCE vinculando o instrumento ICC às condicionalidades orçamentárias, "Meloni não teria nada a ganhar em desencadear tensões com Bruxelas".

A Equita foca na questão BTP/Bund, escrevendo em nota que o diferencial poderá estar “em torno de 230-250bps enquanto o mercado avaliar a composição do governo e a lei orçamentária”.

Também para o sim milanês, a posição econômica do FdI em relação à Lega “leva-nos a hipotetizar uma abordagem provavelmente menos agressiva e maior apoio na política internacional às posições da Europa e dos Estados Unidos”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações