Glencore fechou em alta após insistência de investidor ativista separar ativos

Investing.com

Publicado 14.02.2022 08:00

Atualizado 14.02.2022 15:07

Por Dhirendra Tripathi

Investing.com – As ações da Glencore (LON:GLEN)  (OTC:GLNCY) fecharam em alta de 1,04% nesta segunda em Londres na segunda-feira, em meio às perspectivas de uma batalha com um investidor ativista que defende o spinoff da sua operação de carvão. No pré-mercado, o ativo ficou negativo.

De acordo com o Financial Times, o fundo de cobertura da Bluebell Capital Partners - que já enfrentou a gigante francesa de laticínios Danone e a empresa belga de produtos químicos Solvay (BR:SOLB) - está insistindo na criação de uma empresa de carvão à parte, com ações de classes A e B.

A Glencore manteria as ações de classe "A", conferindo-lhe o controle da empresa cindida e dos direitos de comercialização sobre todo o seu carvão, exceto uma participação econômica de apenas 9,09% nas suas operações. Os atuais acionistas da Glencore receberiam ações de classe "B" e uma participação econômica de 90,91%, segundo o FT.

Giuseppe Bivona e Marco Taricco, sócios parceiros da Bluebell, fizeram apelos à Glencore no ano passado para a cisão da atividade de carvão térmico, que alegaram estar desestimulando os investidores, levando os restante da gigante de commodities a ser negociada com um desconto em relação ao seu verdadeiro valor. Gary Nagle, diretor executivo da Glencore, saiu contra um spinoff, argumentando que a empresa seria uma proprietária dos ativos mais responsável do ponto de vista ambiental do que muitos possíveis donos.

A insistência da Bluebell é um refrão que se difundiu entre gestores de investimento, que tentam atrair novos clientes com narrativas de abordagens de investimento que respeitam o ambiente e têm responsabilidade social. Isso tem pressionado as empresas que obtêm os seus lucros com a extração e o processamento de combustíveis fósseis. No ano passado, a BHP Billiton (ASX:BHP) colocou os seus ativos petrolíferos sob uma unidade separada a fim de agradar estes investidores "ESG".

Embora o momento contra os combustíveis fósseis ganhe força, a operação em si apresentou uma guinada acentuada para cima, graças à escassez induzida pela pandemia e às economias em expansão. Isso gerou lucros recordes nas empresas. Consequentemente, o preço das ações da Glencore está 55% mais alto no último ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações