GM fechará uma fábrica na Coreia do Sul e decidirá destino de 3 outras em semanas

Reuters  |  Autor 

Publicado 13.02.2018 12:36

GM fechará uma fábrica na Coreia do Sul e decidirá destino de 3 outras em semanas

Por Joseph White e Ju-min Park

DETROIT/SEUL (Reuters) - A General Motors (NYSE:GM) anunciou que fechará uma de suas quatro fábricas na Coreia do Sul e fará uma redução de 850 milhões de dólares no balancete, parte de uma reestruturação de seu negócio deficitário na quarta maior economia da Ásia.

A montadora de veículos norte-americana disse que decidirá o futuro de suas operações sul-coreanas restantes dentro de semanas e que está conversando com o governo e com sindicatos trabalhistas sobre como cortar gastos e tornar o negócio rentável.

"O tempo é curto e todos devem agir com urgência", disse o presidente da GM, Dan Ammann, à Reuters.

A medida é a mais recente de uma série que a montadora adotou para colocar o lucro e a inovação à frente das vendas e do volume. Desde 2015 a GM saiu de mercados sem rentabilidade como Europa, Austrália, África do Sul e Rússia.

O plano da GM deixa o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em uma situação incômoda, já que ele prometeu criar mais vagas e proporcionar segurança no emprego em sua principal diretriz econômica. Parlamentares opositores criticaram o governo Moon nesta terça-feira pela perda de empregos em potencial da estratégia da GM para o país.

Seul disse em um comunicado que lamenta a decisão "unilateral" da empresa dos EUA e que quer realizar uma auditoria de sua filial local, a GM Korea, enquanto estuda as opções que tem para ajudar com o plano de reestruturação.

A GM disse em um comunicado que realizará a redução de 850 milhões de dólares para refletir os custos da reestruturação, incluindo os 375 milhões em espécie relacionados a despesas com funcionários.

(Reportagem adicional de Ju-min Park e Joyce Lee em Seul)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações