Gol (GOLL) continua queda com recuperação judicial e despenca mais 18%

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 30.01.2024 13:35

Investing.com – Após despencarem mais de 33% na segunda, as ações da Gol (BVMF:GOLL4) continuam a tendência de queda e perdem mais 18% às 13h36 desta terça-feira, 30, cotadas a R$3,19, em repercussão ao seu processo de recuperação judicial no mercado americano, no chamado Chapter 11.

A companhia aérea teve ADRs suspensas nos Estados Unidos e ações excluídas de todos os índices da B3 (BVMF:B3SA3). A exclusão deve ocorrer após o fechamento do pregão de 30 de janeiro de 2024, e as ações da Gol seguem negociada normalmente, mas passarão a ser listadas na B3 sob o título de outras condições a partir de hoje.

Ontem, as ações já apresentaram forte queda, “após a empresa comunicar que a Justiça norte-americana aceitou interinamente o pedido de empréstimo Debtor-in-Possession (DIP), uma modalidade de crédito específica para empresas em situação financeira difícil”, aponta a XP Investimentos (BVMF:XPBR31).

Segundo a Guide Investimentos, o mercado já esperava que, após o pedido de recuperação judicial nos EUA, a Gol sairia de todos os índices. “Dessa forma, todos fundos de índice que possuem o papel terão que vende-lo, e como consequência, o preço dos seus papeis deve cair”, destaca a Guide.

“Na nossa visão essa reação negativa ocorreu, primeiramente, no rumor que a companhia entraria no Chapter 11 e após na confirmação do fato. Contudo, a suspensão das ADRs não era completamente esperada pelo mercado, pois nem sempre empresas que entram com esse pedido tem suas ações suspensas”, completa a Guide.

Processo de recuperação judicial nos EUA

A Gol informou que o Tribunal dos EUA aprovou o acesso provisório parcela inicial dos US$ 950 milhões do financiamento na modalidade “devedor em posse” (DIP) concedido por membros do Grupo Ad Hoc de Bondholders da Abra e outros Bondholders da Abra.

Em fato relevante divulgado na tarde de ontem, a companhia aérea afirmou que vai buscar “a aprovação final para acessar integralmente o financiamento em audiência que será realizada nas próximas semanas”. Até lá, terá acesso à parcela disponibilizada pela Justiça.

“Com a aprovação, a Gol honrará todos os compromissos com parceiros de negócios e fornecedores de bens e serviços prestados a partir da data de início do processo em 25 de janeiro de 2024, além do pagamento de salários aos colaboradores”, destaca a Gol no documento, ao reforçar que as viagens seguem normalmente, assim como programa de milhas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Quer dados financeiros completos sobre a Gol ou sua empresa favorita? Acesse o InvestingPRO!

Tenha 10% de desconto adicional na promoção de Ano Novo, que já possui preços até 50% OFF. Use o cupom "INVESTIR" para o plano Pro+ anual ou “investirmelhor1” para o plano Pro+ 2 anos. Apenas até 31 de janeiro!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações