Goldman recomenda “posições defensivas” aos clientes nos próximos 3 meses

Investing.com

Publicado 28.11.2022 08:56

Atualizado 28.11.2022 12:00

Por Senad Karaahmetovic

Investing.com - O Goldman Sachs (NYSE:GS) recomendou que os clientes mantivessem posições defensivas nos próximos três meses, em vista de “mais ventos contrários gerados pela alta dos rendimentos reais dos títulos e continuidade da incerteza com o crescimento".

O Goldman reiterou suas posições “relativamente defensivas”, com maior posição em caixa/crédito, neutralidade em commodities e menor peso em ações e títulos.

Os estrategistas, liderados por Christian Mueller-Glissmann, também sublinharam os prêmios “relativamente baixos” após o recente rali no mercado de baixa. O estrategista recomendou que os clientes focassem nos rendimentos no curto prazo e buscassem exposição a ativos de maior qualidade.

“Nossa expectativa é que as oportunidades de aumentar o risco em carteira só ocorram em 2023, e estamos neutros em ativos/acima da média em commodities no prazo de 12 meses”, escreveu Mueller-Glissmann aos clientes em nota.

“Sem valuations deprimidos, para que o mercado forme fundo, é necessário que os investidores vejam um pico na inflação e nos juros, em um fundo na atividade econômica. O mix crescimento/inflação continua desfavorável. A inflação deve se normalizar, mas o crescimento global está desacelerando e os bancos centrais ainda estão em modo de aperto, embora em ritmo mais lentos", prosseguiu o analista.

Mueller-Glissmann também notou que os ativos de risco estão bastante caros, o que os torna menos atraentes para investimento, principalmente considerando que há um viés de baixa nos resultados.

“Os prêmios de risco nas ações parecem ser baixos, considerando o elevado risco de recessão e a incerteza com o mix crescimento/inflação. O baixo crescimento, aliado a valuations relativamente elevados, mantém as ações muito arriscadas. As preocupações com a estabilidade financeira também atingiram o pico, em conjunto com indicadores de estresse de mercado".

Até que os bancos centrais parem de subir juros e a inflação atinja níveis mais normalizados, os títulos não devem oferecer alívio em relação aos ativos de risco, acrescentaram os estrategistas do Goldman.

Além disso, Mueller-Glissmann espera que o dólar atinja o pico somente em 2023.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações