Goldman Sachs, Prysmian e outras empresas perdem recurso contra multa de 302 mi de euros por cartel

Reuters  |  Autor 

Publicado 12.07.2018 11:15

Goldman Sachs, Prysmian e outras empresas perdem recurso contra multa de 302 mi de euros por cartel

Por Foo Yun Chee

LUXEMBURGO (Reuters) - O banco de investimento Goldman Sachs (N:GS), maior fabricante mundial de cabo Prysmian (MI:PRY), a Nexans (PA:NEXS) e oito outras empresas de cabo perderam nesta quinta-feira um recurso contra uma multa de 302 milhões de euros sobre cartel na União Europeia.

As empresas haviam entrado com recurso junto à Corte Geral, a segunda mais alta corte da Europa, pedindo que a decisão da Comissão Europeia de 2014 fosse descartada que a multa, reduzida.

O órgão antitruste da União Europeia disse que o grupo coordenou um poderoso cartel de cabo por quase 10 anos começando em 1999, compartilhando mercados e alocando clientes entre si. A ABB (S:ABBN) escapou de uma sanção de 33 milhões de euros por alertar as autoridades.

A corte rejeitou o recurso.

"A Corte Geral confirma as multas de mais de 300 milhões de euros que a Comissão impôs sobre os principais produtores europeus e asiáticos de cabos de (extra) alta voltagem pela participação deles em um cartel mundial", disseram os juízes.

A Prysmian recebeu a maior multa, de 104,6 milhões de euros, incluindo a multa conjunta de 37,3 milhões de euros com o Goldman Sachs. O banco adquiriu a empresa italiana por meio de seus fundos de private equity em 2005, mas vendeu sua participação posteriormente.

Outros membros do cartel são as empresas japonesas de cabo Exsym Corporation, J-Power Systems Corporation e Viscas Corporation, além da coreana LS Cable & System e da General Cable, por meio de sua subsidiária Silec.

Foram aplicadas multas ainda para a dinamarquesa NKT Holding (CO:NKT), a sul-coreana Taihan Electric Wire (KS:001440), além de Mitsubishi Cable Industries [MTCBL.UL], Sumitomo Electric Industries (T:5802) e Hitachi Metals Ltd (T:5486). Sumitomoe Hitachi eram as antigas donas da J-Power Systems.

Órgãos antitruste no Japão, Coreia do Sul e Austrália já cobraram multas de milhões de dólares de empresas de cabo por práticas anticompetitivas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações