Google: IA contribuirá cada vez mais para vendas de anúncios e consolidará market share, diz BofA

Investing.com  |  Autor Sam Boughedda

Publicado 05.10.2023 07:57

Investing.com – A participação de mercado do Google, pertencente à Alphabet (NASDAQ:GOOGL), nas buscas online permaneceu relativamente estável, apesar das preocupações surgidas após o lançamento do ChatGPT no final do ano passado.

Segundo os analistas do BofA (NYSE:BAC), que compartilharam suas observações em uma nota na quarta-feira, 4, tanto o Google quanto o Bing registraram uma queda em sua participação de mercado em setembro.

“De acordo com os dados da Statcounter, a participação de mercado de buscas do Google, que estava em 91,6%, teve uma leve queda em setembro, de 27 pontos-base (pb) em relação ao mês anterior e de 84 pb em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, essa queda não foi significativa, e a participação de mercado do Google permanece estável desde o lançamento do ChatGPT no final do ano passado. Em setembro, a participação de mercado das buscas do Bing também diminuiu 2 pb em relação ao mês anterior, atingindo 3,0%, e registrou uma queda de 44 pb em relação ao ano anterior. Por outro lado, o Yandex viu um aumento de 32 pb em relação ao mês anterior, ganhando participação em relação ao Google”, explicaram os analistas, que mantiveram a recomendação de compra e o preço-alvo de US$ 146 para o GOOGL.

“Em relação ao tráfego global na web, os dados de setembro do Similarweb sugerem que todas as principais plataformas sofreram uma diminuição em relação ao mês anterior. O tráfego direcionado ao Google caiu 10% em relação ao mês anterior, totalizando 2,6 bilhões de visitas, o tráfego do Bing diminuiu 30% no mesmo período, chegando a 7,2 milhões de visitas, e o tráfego do Bard recuou 7%, atingindo 37,4 milhões de visitas”, acrescentaram.

Os analistas observaram que, embora os dados de setembro indiquem que o tráfego web do Google se manteve relativamente estável, eles acreditam que persiste um leve risco de perturbação na receita de buscas, devido à integração da IA/LLM (Aprendizado de Máquina a Longo Prazo).

Apesar disso, o BofA está otimista e acredita que “com a crescente adoção por parte dos anunciantes do Performance Max e a ampliação de produtos baseados em IA, como campanhas de palavras-chave dinâmicas, a IA contribuirá incrementalmente para as vendas de publicidade do Google no segundo semestre de 2023.”

“Esperamos que, com o crescimento das buscas ganhando velocidade, o núcleo do negócio do Google demonstre uma sólida alavancagem de margem no segundo semestre de 2023, e eficiências de custo em 2024 poderão superar as estimativas do mercado”, concluíram os analistas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações