Google, Meta e Qualcomm se unem para ecossistemas digitais abertos

Reuters

Publicado 13.12.2023 09:51

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - Google (NASDAQ:GOOGL), Meta (NASDAQ:META), Qualcomm (NASDAQ:QCOM) e sete outras empresas de tecnologia anunciaram nesta quarta-feira uma parceria para a promoção de ecossistemas digitais abertos em resposta às novas regras de tecnologia da União Europeia, em um movimento que também pode levar a uma possível legislação futura.

Chamado de Coalition for Open Digital Ecosystems (CODE), o grupo disse que quer promover plataformas e sistemas mais abertos para impulsionar o crescimento e a inovação na Europa.

O grupo disse que trabalhará com acadêmicos, autoridades de política monetária e empresas sobre a abertura digital e como isso pode ser alcançado na Europa "por meio da implementação da Lei dos Mercados Digitais (DMA) e em futuros desenvolvimentos da estrutura regulatória da UE".

A DMA exige que os gatekeepers - gigantes da tecnologia que controlam o acesso às suas plataformas - permitam que terceiros interoperem com os serviços do próprio gatekeeper e que seus usuários comerciais promovam suas ofertas e celebrem contratos com seus clientes fora da plataforma do gatekeeper.