Google prepara defesa contra processo antitruste dos EUA

Reuters

Publicado 11.01.2023 17:56

Por Diane Bartz

WASHINGTON (Reuters) - A Alphabet (NASDAQ:GOOGL), dona do Google, enviou nesta quarta-feira sua defesa no processo em que é acusada pelo governo dos Estados Unidos de violar leis de defesa da concorrência para manter seu monopólio sobre buscas e publicidade em pesquisas na internet.

Os documentos enviados à justiça mostram que a companhia está montando uma vigorosa defesa contra as acusações que, se avançarem, podem forçar a empresa a cindir ativos.

Em dezembro, o Google pediu ao juiz Amit Mehta, do tribunal distrital em Columbia, para desconsiderar os casos antitruste abertos pelo Departamento de Justiça dos EUA em 2020 e por 11 Estados e também um processo movido por 35 Estados.

O processo do Departamento de Justiça alega que o Google violou leis antitruste ao pagar bilhões de dólares por ano para Apple (NASDAQ:AAPL), LG Electronics (KS:066570) e outras empresas para garantir que a busca na internet feita em seus smartphones tivesse como padrão a ferramenta de pesquisa da companhia.

O outro processo alega que o Google ilegalmente limita a capacidade de rivais de operarem a ferramenta Search Ads 360, usada para anunciantes administrarem suas campanhas de marketing online. A ação também afirma que a empresa quebrou a lei ao prejudicar rivais, como sites voltados a serviços de viagens.

O Google afirma que a justiça tem que desconsiderar o processo porque os Estados não conseguiram mostrar evidência de que a empresa prejudicou a competição.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações