Governo altera decreto das armas e veta venda de fuzis para civis

Investing.com  |  Autor 

Publicado 22.05.2019 08:46

Governo altera decreto das armas e veta venda de fuzis para civis

Investing.com - O polêmico decreto que flexibiliza o porte de armas no Brasil passou por alterações. O texto, que é alvo de uma série de críticas e foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no começo do mês, voltou com força ao noticiário após a Taurus Armas (SA:FJTA4) anunciar que existia a possibilidade da venda de fuzil para civis.

Com a possibilidade da venda de seu fuzil T4, e informando que tinha mais de dois mil pedidos do armamento, as ações da fabricante brasileira de armas encerram a terça-feira com alta de 7,60% a R$ 3,68.

As modificações foram publicadas na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União (DOU), trazendo entre outras modificações que não será conferido o porte de arma de fuzis, carabinas, espingardas ou armas ao cidadão comum.

O governo justificou a alteração após uma série de manifestações e questionamentos perante o Poder Judiciário, no âmbito do Poder Legislativo e pela sociedade em geral. Apesar disso, as modificações não alteram os pontos principais do decreto.

Com isso, o novo decreto passa a diferenciar os conceitos de arma de fogo de porte, portátil e não portátil.

A nova regulamentação explica que o porte na área rural será destinado apenas para quem tem imóvel e se dedica à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal, florestal ou agroindustrial. Pela redação anterior, os moradores de áreas rurais faziam parte do rol de quem pode pedir o porte de arma de fogo.

Outra mudança importante diz respeito ao uso em aviões. O governo devolveu à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a prerrogativa de estabelecer normas de segurança para controlar o embarque de passageiros armados e fiscalizar o seu cumprimento.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações