Governo de Minas Gerais terá planejamento de transportes realizado pela Infra S.A.

Estadão Conteúdo

Publicado 01.11.2023 16:41

Atualizado 01.11.2023 20:10

Governo de Minas Gerais terá planejamento de transportes realizado pela Infra S.A.

O governo de Minas Gerais assinou nesta quarta-feira, 1º, a contratação da Infra S.A. para elaborar um plano para nortear os investimentos no setor de transportes. E estatal fará um plano propondo lista de empreendimentos estratégicos e apontará resultados de pré-viabilidade econômico-financeira para possíveis concessões e Parcerias Público-Privadas de ativos de infraestrutura de Transporte do Estado.

A contratação da empresa pelo governo mineiro, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais - (Codemge), foi aprovada pela Diretoria Executiva da estatal, que é vinculada ao Ministério dos Transportes. Esse é primeiro contrato da Infra S.A. para elaboração de um plano estadual de logística desde que a antiga Empresa de Planejamento e Logística, que era responsável por esse serviço, foi incorporada à Valec.

Pelo contrato, fica prevista a elaboração do Plano Estadual de Logística e Transportes (PELT). A previsão é de que o projeto seja finalizado em até 18 meses após o início dos trabalhos. O PELT é o principal produto de planejamento de longo prazo da Infra S.A. ofertado aos Estados. Segundo o diretor-presidente da estatal, Jorge Bastos, por ser realizado nos moldes do Plano Nacional de Logística (PNL), o documento permite uma convergência com o planejamento desenvolvido em nível federal.

"O Pelt-MG será elaborado com a mesma metodologia do PNL. Assim, o plano que será entregue para Minas Gerais será integrado ao planejamento nacional, o que aumenta a coerência e eficiência do plano nacional e demonstra, junto aos investidores, o compromisso do Governo Federal em desenvolver a infraestrutura de forma sustentável", explica.

Para o desenvolvimento do Plano Estadual, a Infra S.A. realizará um diagnóstico atualizado sobre a situação da rede logística de Minas Gerais e posteriormente desenvolver os cenários de prognósticos a partir dos objetivos, indicadores e premissas definidas em conjunto com o Estado.

Segundo a Infra S.A., o plano que será entregue ao governo estadual visa propiciar uma previsibilidade da situação futura da malha de transportes em diferentes cenários de investimentos, além de apontar empreendimentos capazes de aumentar a eficiência da matriz de transporte do Estado, podendo também atrair investidores da iniciativa privada para o financiamento das obras de infraestrutura necessárias para tornar o estado de Minas Gerais mais competitivo a nível regional, nacional e internacional.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações