Governo diminui fluxo de hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera para preservar reservatórios

Reuters

Publicado 07.03.2024 08:25

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - O Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) determinou a redução da saída de água nas usinas hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera, no Rio Paraná, e a retenção nas usinas de cabeceira, informou o Ministério de Minas e Energia após reunião realizada na quarta-feira.

A decisão, que havia sido foi recomendada pelo operador nacional ONS, foi tomada por conta dos níveis de chuva abaixo do esperado nos últimos meses.

A expectativa é de que a medida possa preservar cerca de 11% de armazenamento na Bacia do Paraná até agosto e cerca de 7% no Sudeste/Centro-Oeste, acrescentou a pasta.

Pela determinação do CMSE, as hidrelétricas Jupiá, da CTG, e Porto Primavera, da Auren, devem reduzir as defluências mínimas para 3.300 m³/s e 3.900 m³/s, respectivamente.

"Vamos tomar as medidas necessárias para garantir o suprimento energético e manter o nível dos reservatórios. O setor elétrico tem que estar sempre atento para evitar imprevistos e priorizar a segurança aos consumidores", afirmou em nota o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Conforme dados apresentados na reunião do CMSE, o armazenamento das hidrelétricas de todo o Sistema Interligado Nacional (SIN) foi de aproximadamente 66% ao final de fevereiro, portanto, 14,1 % abaixo em relação ao mesmo período de 2023.

Ainda durante esse mês, foram verificadas chuvas abaixo da média histórica em reservatórios de hidrelétricas de todos os subsistemas. Em março, de acordo com o cenário inferior, a indicação é de uma Energia Natural Afluente (ENA) abaixo da média histórica para todos os subsistemas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações